A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

19/09/2011 13:05

Mudança na sinalização da Via Morena gera acidente e reclamações de moradores

Paula Vitorino

Motoristas que seguem pela João Rosa Pires têm dificuldade para entrar na Via Morena

Acidente aconteceu quando caminhão do Exército tentava entra na Via Morena e bateu em Celta preto. (Foto: João Garrigó)Acidente aconteceu quando caminhão do Exército tentava entra na Via Morena e bateu em Celta preto. (Foto: João Garrigó)

A substituição da rotatória por semáforo no cruzamento da Júlio de Castilho com Via Morena melhorou a organização no trânsito, na avaliação dos motoristas, mas ainda segundo eles, a sinalização ao redor deixou o tráfego ainda mais confuso e perigoso no local.

O problema é que os motoristas que seguem pela João Rosa Pires até a rua Sargento Cecílio Yule quando chegam na Via Morena não podem mais virar direto para a Marechal Rondon, tendo somente a alternativa de subir em direção a Júlio de Castilho.

Mas para entrar na pista da Via Morena não existe sinal de pare ou semáforo, o que transforma o trânsito em um verdadeiro confronto por espaço, já que as duas vias são de grande fluxo de veículos.

“Agora todo mundo só tem opção. No horário de pico a rua fica lotada até a Praça das Araráse o risco de acidente é maior porque todo mundo quer passar ao mesmo tempo”, diz o veterinário Bruno Grisoste, de 29 anos.

Hoje pela manhã um caminhão do Exército bateu em um veículo Celta, de cor preta, quando tentava entrar na Via Morena. O motorista estava na faixa da esquerda e o Celta na direta.

A condutora do carro, Socorro Pereira, de 46 anos, conta que os dois estavam parados, esperando espaço para entrar na via, quando o caminhão foi fazer a volta e bateu na lateral. O motorista do caminhão não quis conversar com a imprensa.

“Ele foi abrir para entrar na via, mas fechou meu carro e bateu”, conta.

No entanto, ela diz que realmente é difícil para o motorista que está na Sargento Cecílio conseguir entrar na Via Morena, ainda mais quando dirige um veículo de grande porte.

“Não tem espaço para ele fazer a manobra, é difícil. A Via Morena está sempre cheia de carros e a Sargento também”, diz.

Para o engenheiro Neder Pereira, de 51 anos, a solução de todo o problema seria resolvida se o semáforo da Orla fosse poucos metros antes, no início da Sargento Cecílio, ou com a instalação do equipamento em três tempos.

“Os carros iam parar antes de fechar a via e a gente ia conseguir passar. Mas desse jeito não tem condições dos motoristas passarem”, diz.

Solução - Em meios as reclamações dos motoristas, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) explica que a solução para o problema no local é única: o motorista que segue pela João Pires deve virar para a Via Morena quando chegar na Praça das Ararás.

Sendo assim, o diretor de trânsito da Agência, Janine de Lima Bruno, explica que a Sargento Cecílio deve funcionar apenas como uma via de acesso local.

“O objetivo é que só siga pela via quem mora ali ou precisa ir em algum dos comércios nela”, esclarece.

Ele ainda garante que o local será melhor sinalizado, com placas para indicando ao motorista que o acesso a Via Morena deve ser feito na Dom Aquino e que a Sargento Cecílio é para acesso local.

A justificativa do acesso pela Dom Aquino é devido ao semáforo. “É muito mais fácil para o motorista, ele vira ali e pega o semáforo. Querer ir pela Sargento Cecílio é muito mais trabalhoso, não tem sentido”, ressalta.

De acordo com Janine, não tem possibilidade de colocar outro semáforo na Cecílio com a Via Morena para permitir o fluxo de veículos pela via. Também não existe previsão de voltar a ser permitido a conversão direto para a Marechal Rondon.

Rotatória da Avenida Júlio de Castilho já está liberada ao tráfego
A rotatória no cruzamento da avenida Júlio de Castilho com a Orla Morena está liberada para o tráfego normal de veículos a partir da manhã desta terç...
Contramão é a única rota em cruzamento esburacado
Moradores da Rua Rio de Janeiro, no bairro Monte Castelo, reclamam que os buracos se multiplicam a cada chuva. Para piorar a situação, o cruzamento c...



Creio que ainda há muito a se melhorar. É importante os depoimentos de quem trafega pelor esses caminhos e tb ler os fatos. Nem sempre os acidentes são culpa somente dos motoristas. Uma via com sinalização equivocada tb causa acidentes. Parabenizo a prefeitura pelo término das obras (ufa!!) e espero um retorno mais próximo para quem sai da vila da base aérea pela Duque de Caxias.
 
Leize Demétrio da Silva em 20/09/2011 07:47:01
oooo povinho que gostam de reclamar viu, nunca estão satisfeitos com nada, tá loco!!!
se tá ruim não saiam de casa então!
 
Danilo Prado em 20/09/2011 07:20:59
O que falta em todas as mudanças em Campo Grande, é orientação. Deveria ter faixas e pessoal habilidade orientando o trânsito dias antes da entrega das vias. A Agetran parece que tem apenas um papel: o de multar.
 
rosa paim em 20/09/2011 06:30:19
O nosso transito de Campo Grande é bem planejado,as vias secundárias alivia muito o trafego da região central, o que falta é educação em grande parte dos usuários, pois temos que ser humanos no transito, saber respeitar a sinaslização e as falhas dos nossos semelhantes, o que mais tumultua é que tem uns apreçados com tolerancia zero que pensa que é o dono da verdade.
 
porfirio vilela em 19/09/2011 10:52:09
: Se os apressadinhos tem que sair mais cedo, os menos apressados tem que andar pela direita para não virarem tranca ruas. Porque a junção de apressadinhos X tranca ruas só podem resultar em acidente. Outra recomendação p/ os condutores de C Grande, nunca faça curva junto c/ veículo longo, faça antes ou depois. Nos deslocamentos ultrapase-os rapidamente ou segue em sua retaguarda,nunca paralelo
 
jorge ferreira em 19/09/2011 08:14:41
Está ótimo, o povo está acostumado com a rotatória, mas como foi substituído por semáforos já já eles acostumam. Não lembram da rotória em frente ao Extra no tiradentes ninguém mais reclama, é questão de tempo.Ah ia me esquecendo a ORLA MORENA está maravilhosa parabens sr. prefeito.
 
donizetti aparecido margarido em 19/09/2011 07:12:26
Quando começam a trabalhar, reclamam...

Qualé gente, agora que estão começando a melhorar o trânsito de nossa cidade! Recapeamento da Afonso, promessa na Bandeirantes e na Mato Grosso. Agora sim está bom.

Isso só mostra que o problema não é a sinalização, é o motorista bizonho. Conseguem bater em cada lugar ...
 
Jean K. Santos em 19/09/2011 06:41:38
Passo por ali todos os dias e realmente entrar na via morena pela Sargento Cecílio é um tormento, no entanto era uma excelente alternativa pra sair da João Rosa pires e voltar para o centro.

A saída seria fechar a saída e tornar a via totalmente local, porém já basta 7 de setembro e outras ruas onde você precisa estar atento pra notar que a via vira mão única em uma esquina.
 
Eder Lima em 19/09/2011 04:59:22
O trânsito de campo Grande esta ficando cada vez pior, digo isso porque tem uns apressadinhos no que pensam que só existe els para trafegarem nas ruas. Ta com presa, sai mais cedo, pelo menos não atrapalha os demais condutores.
 
Joana silva em 19/09/2011 04:25:58
O TRANSITO ESTA OTIMO!! OQUE ESTRAGA SAO OS RECLAMOES E IGNORANTES DO VOLANTE E OS QUE MAIS RECLAMAM SAO OS QUE SAEM ATRASADOS E QUEREM CHEGAR PRIMEIRO!!
 
CARLOS DAMASCENO em 19/09/2011 02:13:45
Naum tem problema algum ali, o q acontece eh q tem uns afobadinhos q naum querem esperar mais um semaforo e cortam caminho por ali, como jah disseram na reportagem essa rua tem de ser unicamente para acesso local, garanto q vai melhorar e mto o trafego no encontro das duas ruas.
 
Carlos Marchi em 19/09/2011 01:37:01
A mudança foi boa no meu ponto de vista o que falta é aviso das mudanças no trânsito e um pouco de conscientização dos motoristas, pois uma senhora bateu em meu carro neste ponto de cruzamento.
 
Leonardo Midon em 19/09/2011 01:28:58
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions