A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

31/10/2013 17:21

Nova rota de ônibus deve acabar com congestionamento no Centro

Lidiane Kober e Filipe Prado
A partir de amanhã, embarque na linha 080 não será na Rua 15 de Novembro (Foto: Cleber Gellio)A partir de amanhã, embarque na linha 080 não será na Rua 15 de Novembro (Foto: Cleber Gellio)

A nova rota dos ônibus das linhas 080, 061, 062 e 065 deverá acabar com congestionamento, nos horários de pico, na Rua 15 de Novembro, no trecho entre a Praça Ary Coelho e o Mercadão Municipal. O alto fluxo de veículos na região leva os ônibus a atrasarem em até 15 minutos o itinerário. A mudança também beneficiará os usuários dos veículos executivos, que terão ponto coberto para esperar pelo transporte.

Veja Mais
Usuários só veem desvantagem em viagem 3 minutos mais curta
Mototaxistas e taxistas se juntam e percorrem Afonso Pena contra Uber

A partir de amanhã (1), quem usa as linhas deverá embarcar na Avenida Afonso Pena, em frente à loja Planeta Real. A mudança não agradou parte dos usuários por conta da necessidade de andar cerca de 200 metros, da Praça Ary Coelho até a Afonso Pena. “A caminhada não é nada fora do normal e temos que pensar no benefício maior, que é o fim do congestionamento e a fluidez do trânsito”, frisou o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Rezende.

Segundo ele, nos horários de pico, alguns ônibus chegam a perder 15 minutos no trecho entre a Praça Ary Coelho e o Mercadão. “A via vai se afunilando na faixa de pedestre que divide o Camelódromo e o Mercadão. No meio da confusão, os ônibus disputam espaço com os demais veículos e acabam atrasando o itinerário”, explicou o Rezende.

Para acabar com o problema, a Assetur decidiu transferir as linhas para a Avenida Afonso Pena. “Até vamos colocar mais catracas no ponto do Planeta Real para facilitar a vida do usuário”, destacou. Além disso, a expectativa é reduzir em pelo menos três minutos a viagem de quem embarcar na linha 080.

Usuário diário do itinerário, o cozinheiro Fernando Gomes, 27 anos, comemorou a mudança. “Só de economizar um pouco do tempo dentro do ônibus é muito bom”, disse. Da mesma maneira, avaliou a camareira Maria de Fátima Lourenço da Silva, 33 anos. “Ganhar tempo, é lucro”, comentou.

A linha 080 interliga os usuários do Terminal Aero Rancho até o General Osório, passando pelo Terminal Bandeirantes. Os ônibus, que antes passavam pelas ruas 15 de Novembro e João Rosa Pires, agora farão o percurso pela Rua 13 de Maio e Afonso Pena.

Outra vantagem da mudança, segundo Rezende, é a transferência do ponto da linha do ônibus executivo para área coberta. A partir de amanhã, os usuários deste transporte vão embarcar na Rua 15 de Novembro, na antiga parada das linhas que passaram para a Avenida Afonso Pena.




Pois é mas agora as linhas 89, 87, 85, 61, 62, 65 irão todas parar no pegfacil da 13 de maio na praça, imaginem o qto não ira congestionar a 13 agora? São 6 linhas e dara um total aproximadamente no horario de pico de 20 onibus praticamente ao mesmo tempo, levando em consideração que estes possam se encontrar no mesmo horario em tal local por conta de atraso, excesso de passageiros e outros motivos. Espero que não, mas acho que temos um novo problema a vista. Abs
 
Willian de Souza em 01/11/2013 11:32:03
Nosso caro amigo Glauco Bezerra, você está equivocado não acabaram com as linhas verdes, essas continuam, apenas mudaram a cor dos ônibus, exemplo a 070, 071, 072 e 073 continuam fazendo o mesmo serviço, apenas não houve investimentos em melhorias para que não seja necessário adquirir veículo próprio, temos visto que a população aumenta, mais o serviço não acompanha na mesma proporção, eu mesmo adquiri a poucos dias meu carro e por conta das péssimas condições que encontramos sempre que precisamos, na tabela da Agetran tem um horário e na prática é outro.
 
Junior Ferreira em 01/11/2013 11:28:59
É realmente mudaria o fluxo se muda-se o fluxo para rua laterais da afonso pena como ja foi mencionado acima e falo também novamente exemplo: 15 de novembro para quem desce e barão do rio branco para quem sobe interligando com a rua da paz na altura da Bahia, isso sim traria benefícios tanto para os comércios destas ruas e para o transito. Mas so espero que mude para melhor, mas pelo jeito, será difícil e outra coisa onde estão os amarelinhos de transito para cuidar esses fluxo em algumas vias porque algumas pessoas não respeitarão os sinais e vias. POR FAVOR AUTORIDADES OLHEM OS NOSSOS COMENTARIO E SUGESTÕES. POR FAVORRRRRRRRRR.
 
Alessandra Martins em 01/11/2013 10:58:44
Uma passarela sobre a rua 15 de novembro entre o camelódromo e o mercadão seria uma ótima opção...
 
Aline Fuhr em 01/11/2013 10:36:10
até que fim fizeram algo! lá em SP os usuários de coletivo que tem smartphones e iphones poderão utiliza-los para pagar a tarifa! basta baixar o app na loja de aolicativos e instalar no aparelho! colocar créditos virtualmente e depois só encostar o smartphone na catraca! excelente ideia que fizeram! ainda em SP esta em fase experimental, mas já esta sendo utilizado por alguns paulistanos! espero que o consorcio guaicurus implantem isso tbm!!!
 
Willian de Jesus Danguides em 01/11/2013 10:33:48
Já que estão falando em mudanças, creio ser interessante pensar em colocar os coletivos em ruas laterais a Afonso pena, tipo: 15 de novembro para quem desce e barão do rio branco para quem sobe interligando com a rua da paz na altura da Bahia, isso sim traria benefícios tanto para os comércios destas ruas como para a fluidez do transito do centro.Grande pensem com carinho, pois é complicado para nós motoristas dividir espaço com os coletivos e isso "aperta" a avenida e a deixa lenta, alem de ter que cuidar os retrovisores e as "finas" que estes motoristas tiram de nos, pois precisam andar rápido pra cumprir horários de saída e chegada.
 
Marcio Barbosa em 01/11/2013 08:55:11
Não sou engenheiro de tráfego. Mas a minha experiência de viver e dirigir há mais de 15 anos em CG, me credencia a opinar em algumas coisas. Um dos MAIORES ERROS que ocorreram foi acabar com as linhas circulares (os "verdões"), que atravessavam TODA CIDADE, levando mais gente, sem passar pelo centro. Jogarem tantas linhas integradoras (vermelhas) passando pelo centro, foi uma das causas para se afogar o trânsito nos dias atuais: as viagens de ônibus continuaram demoradas, o desconforto idem. Então, quem faz as contas entre pagar passe e viajar apertado e demorar cada vez mais, e pagar prestação de moto, pra demorar menos e andar sem aperto...
A capital precisa adotar sistemas de ônibus como em Bogotá e Curitiba. Se fizerem isso, tem muita gente que vai largar o carro em casa...
 
Teamajormar Glauco Bezerra de Almeida em 31/10/2013 23:27:41
Excelente mudança, realmente a 15 de novembro trava no horário de pico e os ônibus pioram a situação porque a travessia ali entre o mercadão e o camelódromo é estreita.
 
Marcos Wild em 31/10/2013 23:06:04
APROVEITE MUDE TAMBÉM A LINHA DO UNIÃO OLIVEIRA, TAVERÓPOLIS UNIÃO,ALBERT SABIN CENTRO E BONANZA, OU É OS SENHORES QUE NÃO SABEM QUANDO ESSES ÔNIBUS SAEM DA VINTE E SEIS PARA ADENTRAR NA AV TIRADENTES NO SENTIDO CENTRO BAIRRO E NÃO CONSEGUEM SEM TER QUE ESPERAR UM BOM TEMPO POIS NÃO TEM SINAL.PODENDO SUBIR PELA SALGADO FILHO E AI SIM TEM SINAL E PODE DAR MAIS SEGURANÇA E TRANQUILIDADE PARA OS MOTORISTA QUE NA HORA DE PICO E A NOITE É UM TORMENTO.DEPOIS QUE MORRER GENTE AI VEM A MUDANÇA. CAMPO G. NEWS FAÇA UMA REPORTAGEM LÁ AJUDA ACABAR COM O STRESS DOS MOTORISTAS.SOU PM DE TRÂNSITO FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA.
 
Luiz Carlos em 31/10/2013 21:30:45
muito boa a iniciativa nao vai resolver totalmente o problema mas vai melhorar muito pois esse e o meu trajetos todos os dias.mas e os caminhões que cruzam o centro em horário de pico que providencia vai ser tomada. so uma dica e so ficar na joaquim murtinho com rui barbosa apos as 16 horas todos os dias ai vocês verão que não e demagogia.
 
gildasio alves dos santos em 31/10/2013 20:22:21
Se dispusesse de um agente de transito no cruzamento das ruas 13 de Maio e Fernando Correia das 17:00 as 19:00 evitaria o congestionamento que se forma neste local , pois quem vai pela Fernando Correia sentido horto florestal não respeita o cruzamento...
 
joao goncalves em 31/10/2013 19:34:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions