ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Prefeitura espera novo sistema para Onda Verde funcionar 100%

Paula Maciulevicius | 19/05/2013 07:28
Na Afonso Pena, pegar a sequência de sinais verdes tem ficado cada vez mais difícil. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Na Afonso Pena, pegar a sequência de sinais verdes tem ficado cada vez mais difícil. (Foto: Vanderlei Aparecido)

Trechos onde os motoristas seguiam no embalo parecem ter encurtado na avenida Afonso Pena. Pegar a sequência de sinais verdes tem ficado cada vez mais difícil para quem trafega na principal via da Capital. De reclamações dos motoristas à constatação da própria equipe de reportagem: se consegue pegar no máximo seis quadras sem ser quebrado pelo semáforo vermelho.

“Funciona da rua Alagoas até a Bahia, daí depois não tem mais. No centro então, é caótico”, conta o advogado Felipe Lopes, 23 anos. O fisioterapeuta Daniel Gomes, 34 anos, comenta que até certo pedaço os motoristas conseguem andar pela onda verde no sentido Centro/shopping. “Mas na direção contrária não. Como em vários outros pontos da cidade”, relata.

Na prática, a prefeitura diz que a onda verde só vai existir depois de implantar o Centro de Controle Operacional e que já está tem um projeto contratado para o serviço. Segundo a diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Katia Maria Moraes Castilho, até agora o funcionamento dos semáforos têm sido através de controladores individuais, sem que a Agência tenha um controle direto.

A diretora-presidente explica que a onda verde existe em alguns trechos e o que acontece na avenida Afonso Pena, por exemplo, considerada uma via de certa sincronia, é que os relógios que fazem o planejamento do abrir e fechar dos semáforos perdem a sincronização por falta de centralização.

“Uma boa onda verde precisa de, no mínimo, quatro intercessões sem parar. Em via de mão dupla ela não existe a não ser por segmentos que tem que dar prioridade nos dois sentidos”, reforça.

Parte desta centralização já está começando a ser implantada agora. Segundo a Agetran, serão feitos 200 controladores no perímetro da avenida Fernando Corrêa da Costa a Mato Grosso e da rua Ceará a avenida Ernesto Geisel e o prazo de execução é entre 2013 e 2014.

Nos siga no Google Notícias