A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

14/12/2011 14:38

Repaginação da avenida Afonso Pena vai priorizar o pedestre, diz Rudel

Fabiano Arruda

Diretor-presidente da Agetran diz que reformas devem ser concluídas até março

Rudel também destaca padronização de semáforos na principal via da cidade. (Foto: João Garrigó)Rudel também destaca padronização de semáforos na principal via da cidade. (Foto: João Garrigó)

As obras para repaginação da avenida Afonso Pena, que devem ser concluídas em março do ano que vem, além de dar nova cara à principal via de Campo Grande, vão priorizar o pedestre, afirma o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade.

As principais ações são a reforma dos canteiros centrais, instalação de placas de sinalização para faixas de pedestre, bem como a reforma delas.

Segundo Rudel, alguns canteiros da avenida precisam ser reformados para conduzir a travessia correta dos pedestres. Em alguns pontos, conforme ele, há “trilhas” nos canteiros que levam o pedestre a atravessar no meio da quadra.

Além disso, alguns não possuem os “cantos” corretos, o que fazem a população ter que atravessar algumas vias “no meio da rua”, principalmente, no cruzamento com a Calógeras, 14 de Julho, 13 de Maio e Rui Barbosa.

“Vamos começar hoje a pintura da sinalização horizontal e também instalar placas que alertam os motoristas sobre a existência das faixas de pedestre”, complementa.

Outra ação é a instalação das botoeiras nos semáforos, sobretudo, na região central. “Pode gerar algum transtorno no trânsito, mas temos que priorizar o pedestre”, prossegue.

Segundo o diretor-presidente da agência há a necessidade que a reforma das faixas de pedestre ganhem materiais mais resistente por conta do alto desgaste. A cada oito meses, pelo menos, é necessário pintá-las, explica.

Pedestres estão mais conscientes sobre a importância da travessia segura, diz o diretor da Agetran.Pedestres estão mais conscientes sobre a importância da travessia segura, diz o diretor da Agetran.

“O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai nos apoiar na priorização de reforma a instalação de faixas de pedestres ao longo de 2012”, informou, ressaltando que alguns pontos da via receberão faixas com materiais refletivos para auxiliar motoristas a visualizarem melhor a sinalização.

Para Rudel, a necessidade de priorizar as faixas se deve por conta da maior conscientização dos pedestres. Ele sugere que a própria população indique a Agetran os pontos da cidade que precisam de faixas.

Nova cara - Ainda como parte da repaginação da avenida, o diretor-presidente do órgão afirma que os semáforos das Afonso Pena estão sendo padronizados com a substituição de equipamentos antigos para os possuem iluminação com LED e não “apagados” pelo sol. As esquinas das ruas Visconde de Taunay e Alagoas, por exemplo, estão prestes a receber os novos semáforos.

Ao longo da avenida foram substituídos pelo menos 10 mil metros de cabos dos semáforos, que eram muito antigos, explica Rudel.

Ele revela ainda que as placas de sinalização das ruas, que ficam nos semáforos, serão substituídas por materiais mais resistentes.

Trindade destaca, por fim, o processo de revitalização dos canteiros na via e que a retirada dos estacionamentos, que geravam “estrangulamentos” e confusão no trânsito.




e o REC APEAMENTO da AV. MATO GROSSO !! ... PROMETERAM E NADA !!
 
Rudel Trintade picareta !! em 15/12/2011 11:17:22
Sr. Rudel Trintade, parabéns pela atenção à necessidade dos pedestres no centro da cidade, só não esqueça que em alguns pontos é necessário ter num tempo a mais no sinal semafórico só para travessia dos pedestres.
 
JOÃO ALVES DE SOUZA em 14/12/2011 11:38:52
Boa tarde,

e como ficam as vagas no centro da cidade que foram extintas, vamos ter que ficar rodando 30 minutos pra estacionar e tornar ainda mais caótico o trânsito?? quem ganha com isso são só os garagistas ali da região que beleza ein !
 
João Alencar em 14/12/2011 11:23:26
Priorizar o pedestre? Em frente ao Shopping nem sequer calçada fizeram! Hoje vi as pessoas caminhando pela grama em direção à Cidade do Natal. A prefeitura fala tando em acessibilidade, mas suas obras ignoram esse conceito.
 
Murilo Ferreira Borges Delmondes em 14/12/2011 11:11:58
diante da reclamação de muitos motorista quanto as retiradas dos estacionamentos da av.afonso pena e imediações,que tal se a prefeitura negociasse ou mesmo desapropriasse alguns terrenos que estão com prédios velhos e abandonados para fazer estacionamentos municipais,já que seus donos deixaram abandonados,principamente na av.calogeras muitos prédios para demolir e abrir vagas para estacionar q Ta
 
antonio costa em 14/12/2011 09:01:51
Tem gente errada tanto sendo pedestre como condutor, porém, vejo muito condutor obedecendo, agora, tem muito pedestre tirando onda do condutor porque estão "amparados" pela lei e não são multados quando errados. Tem pedestre pulando na faixa com o sinal verde para o motorista mesmo onde não há conversão. A lei deveria ser igual para todos. Respeito é bom e todo mundo gosta!
 
Wellington Sampaio em 14/12/2011 08:33:26
Toda Lei é para ser cumprida, OK!!!!
O motorista está sendo multado por não "deixar" o pedestre passar, quem e como vai ser lavrada a multa ao pedestre que desobedece a Lei e ri faz chacota e ri com ironia do motorista, porque o motorista é fácil, pois a multa vai para o veículo que terá problema quando do licenciamento.
 
Antonio Bicudo Neto em 14/12/2011 05:33:53
o que a agetran esta fazendo é importante, precisamos de vias bem sinalizadas, por outro lado fico triste em ver á avenida afonso pena ficando tão bonita, e ao mesmo tempo não vejo o porque de não termos uma ciclo via na mesma , espaço temos de sobra, o que falto para que isso acontecesse ?
 
Daniel viana em 14/12/2011 05:20:08
Gostaria de salientar uma coisa. Tem motorista que esta parando para o pedestre passar na faixa que tem sinal. Acredito que os motoristas estão meio perdido quanto a nova lei. O motorista tem que parar para o pedestre passar quando não tem sinal, se tem sinal o pedestre tem que esperar o sinal fechar para o motorista e aí sim passar.
 
Cida Barros em 14/12/2011 04:28:06
na minha opiniao a avenida Afonso Pena acabou, ja era precario estacionar agora piorou, nao teremos mais pessoas andando nas calçadas mesmo porque existem outros locais que o consumidor podera desfrutar das boas coisas da cidade com estacionamento amplo e de qualidade semelhante, hoje para as pessoas fazerem compras nas lojas desta avenida, vai demorar, eu sou uma delas nao pretendo ir
 
silmara felix em 14/12/2011 03:50:38
parabéns a Agetran, que bom que estão olhando para os ''pedestres'' pois andar a pé no centro de campo grande é quase considerado suicidio, pois ninguem ao volante sabe respeitar faixa de pedestre e quem dirá o prórpio pedestre, tomara que semafáros com tempo exclusivo para os pedestres seja tambem implantado, e logo, pois andar no centro esta cada dia pior.....
 
Edson Fontoura em 14/12/2011 02:44:03
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions