ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Repaginação da avenida Afonso Pena vai priorizar o pedestre, diz Rudel

Fabiano Arruda | 14/12/2011 14:38

Diretor-presidente da Agetran diz que reformas devem ser concluídas até março

Rudel também destaca padronização de semáforos na principal via da cidade. (Foto: João Garrigó)
Rudel também destaca padronização de semáforos na principal via da cidade. (Foto: João Garrigó)

As obras para repaginação da avenida Afonso Pena, que devem ser concluídas em março do ano que vem, além de dar nova cara à principal via de Campo Grande, vão priorizar o pedestre, afirma o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Rudel Trindade.

As principais ações são a reforma dos canteiros centrais, instalação de placas de sinalização para faixas de pedestre, bem como a reforma delas.

Segundo Rudel, alguns canteiros da avenida precisam ser reformados para conduzir a travessia correta dos pedestres. Em alguns pontos, conforme ele, há “trilhas” nos canteiros que levam o pedestre a atravessar no meio da quadra.

Além disso, alguns não possuem os “cantos” corretos, o que fazem a população ter que atravessar algumas vias “no meio da rua”, principalmente, no cruzamento com a Calógeras, 14 de Julho, 13 de Maio e Rui Barbosa.

“Vamos começar hoje a pintura da sinalização horizontal e também instalar placas que alertam os motoristas sobre a existência das faixas de pedestre”, complementa.

Outra ação é a instalação das botoeiras nos semáforos, sobretudo, na região central. “Pode gerar algum transtorno no trânsito, mas temos que priorizar o pedestre”, prossegue.

Segundo o diretor-presidente da agência há a necessidade que a reforma das faixas de pedestre ganhem materiais mais resistente por conta do alto desgaste. A cada oito meses, pelo menos, é necessário pintá-las, explica.

Pedestres estão mais conscientes sobre a importância da travessia segura, diz o diretor da Agetran.
Pedestres estão mais conscientes sobre a importância da travessia segura, diz o diretor da Agetran.

“O Detran (Departamento Estadual de Trânsito) vai nos apoiar na priorização de reforma a instalação de faixas de pedestres ao longo de 2012”, informou, ressaltando que alguns pontos da via receberão faixas com materiais refletivos para auxiliar motoristas a visualizarem melhor a sinalização.

Para Rudel, a necessidade de priorizar as faixas se deve por conta da maior conscientização dos pedestres. Ele sugere que a própria população indique a Agetran os pontos da cidade que precisam de faixas.

Nova cara - Ainda como parte da repaginação da avenida, o diretor-presidente do órgão afirma que os semáforos das Afonso Pena estão sendo padronizados com a substituição de equipamentos antigos para os possuem iluminação com LED e não “apagados” pelo sol. As esquinas das ruas Visconde de Taunay e Alagoas, por exemplo, estão prestes a receber os novos semáforos.

Ao longo da avenida foram substituídos pelo menos 10 mil metros de cabos dos semáforos, que eram muito antigos, explica Rudel.

Ele revela ainda que as placas de sinalização das ruas, que ficam nos semáforos, serão substituídas por materiais mais resistentes.

Trindade destaca, por fim, o processo de revitalização dos canteiros na via e que a retirada dos estacionamentos, que geravam “estrangulamentos” e confusão no trânsito.

Nos siga no Google Notícias