ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Rotatória "apertada" na rua da Divisão gera revolta entre motoristas

Elverson Cardozo | 11/08/2013 13:41
Motoristas de veículos longos ficam sem saída e são obrigados a passarem por cima da rotatória. (Foto: Cleber Gellio)
Motoristas de veículos longos ficam sem saída e são obrigados a passarem por cima da rotatória. (Foto: Cleber Gellio)
Vendedor ambulante, José do Nascimento, vê acidentes com frequência, mas nenhuma solução para o problema. (Foto: Cleber Gellio)
Vendedor ambulante, José do Nascimento, vê acidentes com frequência, mas nenhuma solução para o problema. (Foto: Cleber Gellio)

Uma rotatória “apertada”, construída no cruzamento da rua da Divisão, com a Eva Peron, em Campo Grande, obriga motoristas, em especial os de veículos longos, a passarem por cima do obstáculo. O espaço é muito estreito, dizem, e por isso, é impossível fazer o contorno como se deve.

A situação, segundo moradores e comerciantes da região, se arrasta há alguns anos, pelo menos dois, desde que a obra foi feita. Vendedor ambulante, José do Nascimento Silva, de 45 anos, trabalha há 3 na região, bem perto do cruzamento.

Ele conta que já viu, por mais de uma vez, fiscais da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) fazendo medições na rotatória. “Mas eles não resolvem nada. Esquecem”, relatou.

Enquanto uma solução não aparece, ele continua a presenciar motoristas passando por cima da rotatória, mas, para quem vê o problema de perto, argumentou, não dá para culpá-los por isso. “O certo aqui era um semáforo e não uma rotatória, porque a rua é estreita. Isso está totalmente errado”, opinou.

A proprietária de um sacolão localizado na esquina, Suzi Medeiros de Albuquerque, de 48 anos, concorda e acrescenta: “O pessoal vem em alta velocidade e quando vê a rotatória passa em cima. É muito pequena. Não tem espaço. No horário de pico você precisa ver o que acontece”.

A reclamação se repete. “Isso é muito pequeno”, protestou o motorista Manoel Nedito, de 57 anos. Na opinião dele, alguns motoristas, se fizerem um esforço, até conseguem contornar a rotatória, mas, para condutores de ônibus, por exemplo, a tarefa se torna impossível. “É um local com pouco espaço. Não tem jeito”, sentenciou.

Sem espaço, até viatura do Corpo de Bombeiros passa por cima. (Foto: Cleber Gellio)
Sem espaço, até viatura do Corpo de Bombeiros passa por cima. (Foto: Cleber Gellio)

Acidentes - A rua da Divisão tem fluxo intenso em praticamente todo o dia, de manhã à noite. Acidentes, no local, são frequentes. Por conta da rotatória estreita, os registros são ainda maiores. Outro agravante é a falta de sinalização. Vertical até existe, mas a horizontal sumiu. O desrespeito por parte dos motoristas, a falta de compreensão e paciência, não fica de fora.

O vendedor ambulante já perdeu as contas de quantas vezes presenciou batidas e acidentes graves no local. “Já salvei a vida de muita gente”, disse. A proprietária do sacolão, Suzi, também menciona isso. “Esses dias uma caminhonete veio com tudo, passou por cima da rotatória e jogou longe dos motoqueiros”, relembrou.

Para eles, além de sinalização e de redutores adequados, falta conscientização. José do Nascimento faz uma constatação: “Os acidentes não acontecem por acaso. É descuido das pessoas. No Brasil, não há respeito ao próximo”.

A reportagem do Campo Grande News procurou a assessoria de imprensa da Prefeitura na terça-feira (6), mas até agora não obteve retorno.

Nos siga no Google Notícias