A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

04/08/2013 13:54

Sem sinalização e após vários acidentes, morador pinta "Pare" em cruzamento

Viviane Oliveira
Cansado de presenciar acidentes, morador pinta ‘pare’ por conta própria.  (Foto: Cleber Gellio) Cansado de presenciar acidentes, morador pinta ‘pare’ por conta própria. (Foto: Cleber Gellio)

Depois de várias colisões e pedidos de sinalização na esquina da rua Alagoas com a Eduardo Santos Pereira, na Vila Célia, em Campo Grande, um morador arregaçou as mangas e decidiu pintar por contra própria o cruzamento de "Pare". Segundo os vizinhos, a decisão foi tomada depois que a neta do homem sofreu um acidente na via.

Veja Mais
Mototaxistas e taxistas se juntam e percorrem Afonso Pena contra Uber
Homem que morreu atropelado tinha 51 anos e foi identificado pela mãe

Apesar de estar bem apagado, ainda dá para ver a sinalização antiga no cruzamento, indicando que a preferencial é de quem está na rua Alagoas.

O aposentado Florivaldo Furtado, de 63 anos, relata que pelo menos duas vezes por mês ocorre acidente no local. “Os motoristas que trafegam na Eduardo Santos Pereira pensam que estão na preferencial e sequer reduzem a velocidade para atravessar”, diz.

Compartilha da mesma opinião, a aposentada Maria de Lurdes Bispo, de 73 anos, que mora há 5 anos no bairro. “As autoridades de trânsito já deveriam ter feito alguma coisa para evitar esses acidentes, que na maioria ocorrem por causa da falta de sinalização”, reclama.

O servidor público Wanderson Azevedo, de 37 anos, conta que mora na rua Amazonas, mas passa todos dos dias pelo cruzamento. Ele disse que já mandou vários e-mails para a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) solicitando a pintura no local.

Rodrigo afirma que não sabe quem pintou, mas aprovou a atitude do vizinho.  (Foto: Cleber Gelio)Rodrigo afirma que não sabe quem pintou, mas aprovou a atitude do vizinho. (Foto: Cleber Gelio)

“Além do órgão, mandei cópias do e-mail para a Prefeitura, Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente Desenvolvimento Urbano) e Seintra (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), mas até agora não fizeram nada”, lamenta.

O chefe de serviços de fiscalização de trânsito da Agetran, Carlos Guarine, disse que não é permitido fazer sinalização em qualquer via por conta própria. O morador que for flagrado pode ser autuado pelo órgão de trânsito. “A sinalização tem que seguir normas e padrões do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”, diz.

Ainda conforme o chefe de fiscalização, o morador tem que entrar em contato com número 118 do órgão para solicitar o pedido. “Os pedidos são cumpridos conforme o cronograma montado pela Agetran.

Rodrigo Kauasiro, 31 anos, diz que não sabe quem pintou a via, mas considera louvável a atitude do vizinho, que cansado de presenciar acidente no local resolveu pintar a via por conta própria. “E deu certo”, finaliza dizendo que a pintura no asfalto está ajudando a evitar colisões.




A SINALIZAÇÃO TEM QUE SEGUIR AS NORMAS E PADRÕES DO CTB.QUANDO ÉLA FOR VISIVEL!!!! QUANDO NÃO TEM E ESTA PREJUDICANDO A POPULAÇÃO USUARIOS QUE PAGAM SEUS IMPOSTOS E PAGAM OS SALÁRIOS DE QUEM DEVERIA CUIDAR DESTA SINALIZAÇÃO É JUSTO QUE TOME UMA PROVIDENÇIA E PINTE O SINAL SIM!!!!! DEPOIS QUE PINTARAM O SINAL DE PARE... NA EDUARDO SANTOS PEREIRA BEM GRANDÃO ..NUNCA MAIS TEVE ACIDENTES. VALEU A PINTURA SIM OBRIGADO CIDADÃO QUE PINTOU VOCE DEU UM EXEMPLO DE CIDADANIA E BÔA VONTADE !!!
 
Nivalcir moreno em 05/08/2013 13:58:32
Ao morador os meus PARABÉNS. Agora ao chefe da Agetran, pegue o seu banquinho e vá para o Ratinho, pois de incompetência e sensacionalismo essa prefeitura está cheia.
 
Sérgio Arantes em 05/08/2013 10:39:30
manda o pessoal que ta parado sem fazer nada ,aqueles que não puderam pintar a av. das bandeiras , por conta das obras do bernal, lembram eram 11 pessoas que não tinham nada para fazer .......agora tem!
 
natal araijo em 05/08/2013 10:30:35
Estou orgulhosa desse morador que mostrou que não é tão difícil fazer o que a Agetran considera tão complicado. Mas é fácil encontrar vários "amarelinhos" lado dos parquímetros, esperando o tempo acabar para lançar a multa engordando o órgão.
 
rosa paim em 05/08/2013 06:21:15
segundo esse sujeito chefe de serviços de ¨FISCALIZAÇÃO ¨ ( fiscalização essa que nunca é realizada ) ainda se acha no direito de dizer em público que não é permitido moradores por suas contas sinalizarem os cruzamentos, vão esperar que algum acidente fatal aconteça p/ depois tomarem providências? oras, ao menos disfarça dizendo que irá providenciar, mas não se omita de suas obrigações. Até qdo vamos ficar à mercê desses descasos ?
 
jose ajala em 04/08/2013 22:16:23
Adorei ver a rua sinalizada por um morador. Confesso que estava atemorizada em trafegar pela rua Alagoas e ter que cruzar a Eduardo Santos Pereira, onde também fui vítima de um assustador impacto que causou perda total no meu veiculo
 
Leila Cassemiro se Sousa em 04/08/2013 22:03:12
E O BERNAL??? TÁ NO SHOW DO RATINHOOOO!!!!
 
luiz inacio de souza em 04/08/2013 21:42:34
"O chefe de serviços de fiscalização de trânsito da Agetran, Carlos Guarine, disse que não é permitido fazer sinalização e o morador que for flagrado pode ser autuado pelo órgão de trânsito". Agora deve explicar para a população porque quando fazemos uma solicitação(que deveria ser atendida em no máximo 24 horas por se tratar de algo que põe várias vidas em risco!) a mesma não é atendida? Para punir que faz o certo é rápido e fácil, mas vocês(órgãos públicos) errados tem uma burocracia grande e não tem punição no final. O senhor Carlos Guarine deveria se envergonhar em aparecer de cara lavada para reclamar de quem ta ajudando e fazendo o seu serviço! Esse morador que pintou a faixa merece mais o seu cargo que o mesmo!
 
Alexandre de Souza em 04/08/2013 20:19:10
Tem que escrever também, IPTU,IPVA...
 
marcelo brito em 04/08/2013 19:45:35
É o descaso que a Agetran trata seus cidadãos, parece que pensam somente em arrecadar em cima de multas aplicadas aos motoristas, lamentável.
 
André Lima em 04/08/2013 19:27:29
o sr. Carlos Guarine tem de estudar o CTB . pois o órgão municipal de trânsito tem de manter a sinalização bem visível . Já que o órgão que se diz competente não faz .. alguém tem de fazer . parabéns a quem teve a ideia, o Brasil precisa disso e não de pessoas para criticar quem faz algo.
 
Antonio Freitas em 04/08/2013 17:59:34
Querer fazer é só fazer, o resto é preguiça e incompetência...
 
Marco Aurélio Gonçalves Chaves em 04/08/2013 17:51:45
CAMPO GRANDE ESTÁ ABANDONADA, A POPULAÇÃO ASSUME NA AUSÊNCIA DO PODER PÚBLICO INTERESSADO APENAS EM MANTER O POPULISMO BURRO QUE O ELEGEU.
 
Paulenir de Barros em 04/08/2013 17:09:53
Atitude aprovada,pois tanto a região da vila Célia e Vila Rica estão precisando de sinalização horizontal e vertical.Cadê a transformação da rua amazonas em mão única prometida na gestão passada.
 
Márcia Tomas em 04/08/2013 16:56:29
Parabéns pela atitude do morador. Se os órgãos "competentes" não fazem nada, alguém tem que fazer, não é mesmo!!!
 
Michele Cerzósimo em 04/08/2013 15:01:30
“A sinalização tem que seguir normas e padrões do CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”,

A teoria é linda, mas a prática, cadê???
 
Clara Machado em 04/08/2013 14:26:16
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions