A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

11/11/2013 09:19

Sistema Digital reduz pela metade tempo de vistoria no Detran

Viviane Oliveira
Funcionário do Detran fazendo vistoria em um veículo, utilizando o sistema novo. (Foto: Marcos Ermínio)Funcionário do Detran fazendo vistoria em um veículo, utilizando o sistema novo. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de uma semana de teste, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) começou nesta segunda-feira (11) a fazer vistoria veicular totalmente digital. O objetivo é reduzir pela metade o tempo de atendimento, que era de 10 a 12 minutos para 6 minutos.

Veja Mais
Motociclista sofre várias fraturas após colidir moto em poste
Carro capota após colisão no cruzamento da Bahia com a Barão do Rio Branco

As imagens e os dados dos veículos são capturados por um aplicativo implantado em um aparelho celular. As informações serão validadas de forma instantânea.

Emplacamento, mudança de categoria, alteração de característica, 2ª via do recibo de compra e venda inclusão de alienação, desalienação, licenciamento de veículos categoria aluguel, mudança de motor e liberação de veículo apreendidos, são os serviços que precisam de vistoria. No total 300 veículos são atendidos por dia, entre motos, veículos pequenos e pesados.

O analista de sistema Humberto Peres, 43 anos, comprou um carro na semana passada e aguardava para fazer a vistoria. “Quanto mais rápido no atendimento melhor para nós. Tudo que for para facilitar é bem vindo”, diz, acrescentando que foi cedo ao Detran para não perder o dia de trabalho.

Na maioria das vezes os itens veiculares que reprovam na vistoria são luz de freio, luz de seta, lacre rompido e pneu careca. Com a implantação da vistoria eletrônica, os técnicos poderão usar o paquímetro para avaliar o desgaste do pneu do veículo, por exemplo. “Além da rapidez e segurança, o novo sistema vai combater, de vez, qualquer tipo de fraude”, destaca o diretor-presidente do Detran, Carlos Henrique Santos Pereira.

Diretor-Presidente, Carlos Henrique mostra um dos aparelhos utilizados para fazer a vistoria. (Foto: Marcos Ermínio)Diretor-Presidente, Carlos Henrique mostra um dos aparelhos utilizados para fazer a vistoria. (Foto: Marcos Ermínio)

Segundo o diretor, o órgão é o primeiro entre os Detran de todo o país a aderir à tecnologia, que é uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Transito).

O casal Cláudio e Giulliana aprovou o novo serviço. Os dois compraram um carro há 3 meses e estava no pátio do Detran aguardando a vez. “Quanto mais rápido melhor”, diz Cláudio que ainda ia levar a esposa para o serviço e depois ia seguir para seu trabalho, que fica no bairro Universitário, do outro lado da cidade.

“Quando a gente pensa em mexer com qualquer documento, a primeira coisa que vem na cabeça é fila e demora, então se a mudança for para melhor nós aprovamos”, finaliza Cláudio.

Além de Campo Grande, a vistoria eletrônica foi implantada em Dourados, Ponta Porã, Nova Andradina, Paranaíba, Maracaju, Coxim, Aquidauana, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Caarapó. “Até o ano que vem teremos 100% do sistema digital instalado em todo Estado”, afirma Carlos Henrique.

Motociclista sofre várias fraturas após colidir moto em poste
O motociclista Rolson Ribeiro, 34 anos, sofreu várias fraturas após colidir a motocicleta que pilotava contra um poste, por volta das 4h deste doming...
Motorista escapa de capotamento com ferimentos leves
Acidente aconteceu na rua Fernão Dias. Motorista bateu em carro estacionado....



Que piada, eles se esqueceram de mencionar que agora vai ter que pagar pela vistoria e as taxas que já são a mais cara no nosso Estado, vai ficar ainda mais com a vistoria, mandou muito bem o Detran.
 
eloisa fernandes em 11/11/2013 12:59:21
mais um para roubar o contribuinte, mais uma enganação so para grego ver
 
eraldo a bento em 11/11/2013 12:48:05
Tem que melhorar é o atendimento, funcionários terceirizados e mau educados.
 
Marcos Orejana em 11/11/2013 12:36:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions