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Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

22/07/2013 19:39

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

Márcio Martins
Fotos divulgaçãoFotos divulgação

Acredite, o carro também sofre com as baixas temperaturas no inverno. Por esse motivo, são necessários alguns cuidados para garantir o bom desempenho do motor e dificultar a ocorrência de panes. As baterias velhas podem apresentar problema quando está muito frio, portanto, fique atento às mensagens que aparecerem no painel do carro.

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Aproveite para eliminar qualquer corrosão que possa haver nos terminais da bateria, pois isso dificulta a partida do carro. E, para garantir, leve no porta-malas cabos de ligação de bateria, a famosa “chupeta”, caso precise obter a carga de outro carro.

As baterias são basicamente construídas de placas de chumbo (positivas e negativas) e solução de ácido sulfúrico (eletrólito), que ficam alojados dentro de uma caixa plástica, a bateria nada mais é que uma fonte acumulativa de energia. Segundo os especialistas, a durabilidade de uma bateria é em média de 2 a 3 anos, mas pode cair pela metade se o dono não tiver alguns cuidados.

Da mesma forma que é importante conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor, a inspeção do sistema elétrico do veículo também deve fazer parte dos hábitos de todos os motoristas para evitar surpresas desagradáveis, principalmente no inverno, que devido às baixas temperaturas, o motor e todo o sistema elétrico exigem mais energia para o funcionamento.

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

Carro parado também descarrega a bateria

Você sabia que o carro parado também consome energia da bateria? Neste caso, se o veículo for ficar inutilizado por mais de 20 ou 30 dias, o correto é desligar o cabo do terminal positivo, a fim de evitar que a mesma descarrega ou para que não haja a redução da vida útil da bateria.

Acessórios eletrônicos como rádio, alarme, rastreadores e componentes elétricos e eletrônicos que nunca ficam desligados, como a central de injeção, são aparelhos que possuem a chamada corrente de stand by, que consome carga da bateria com o carro desligado.

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

Você sabia que o descarte correto da bateria é lei?

A Lei CONAMA nº257 estabelece que o fabricante é obrigado a proceder à coleta das baterias chumbo-ácido esgotadas e inservíveis com o intuito de dar a destinação ambiental correta aos rejeitos tóxicos destes produtos.

Sendo assim, o consumidor deve entregar a bateria esgotada a qualquer estabelecimento em que o produto é comercializado. Desta forma, a bateria retorna ao fabricante por meio do comerciante, que é obrigado a recolher toda bateria que lhe for entregue pelos consumidores, clientes e terceiros independentemente de ter aquele estabelecimento comercializado ou não o produto em questão.

É dever de todos contribuir para o atendimento da legislação vigente e para a preservação do ambiente.

Além da bateria outros cuidados com o carro precisam sem tomados no inverno

No frio, fique atento também com os fluidos do seu carro. Sob temperaturas muito baixas é importante usar um anticongelante no líquido de arrefecimento do motor, na proporção de 50%, e completar o nível sempre que necessário. Do contrário, o mau funcionamento do sistema pode comprometer o motor e causar avarias no conjunto mecânico.
Para quem roda com etanol no tanque não esqueça de completar com gasolina o reservatório que fica no compartimento do motor, isso ajuda na partida a frio.

 

Não entre numa fria! Veja alguns cuidados com a bateria do seu carro no inverno

O ar-condicionado também precisa de cuidados

Quando chega o inverno o ar condicionado fica esquecido até o calor voltar novamente. Muita gente não sabe mas quando ele fica muito tempo desligado pode ressecar as borrachas de vedação e danificar a tubulação. Mesmo no inverno, recomenda-se que o ar-condicionado seja ligado uma vez por semana por pelo menos dez minutos. Esse tempo de funcionamento fará o gás circular pela tubulação e lubrificar as borrachas, mantendo a qualidade do ar-condicionado.




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