ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artigos

O desafio das novas gestões

Por Sérgio Longen (*) | 06/12/2012 11:33

Integrar para Desenvolver. Este é o lema que promoveu a união da Fiems, Fecomércio, Famasul e Sebrae para realização conjunta da ExpoCidades, o Congresso para o Desenvolvimento dos Municípios de Mato Grosso do Sul. Reunimos 45 prefeitos eleitos com o propósito de apresentar soluções contemporâneas de gestão pública no âmbito de uma ação que denominamos Plano de Desenvolvimento Regional (PDR).

Juntos, estamos em busca de um modelo de atuação capaz de oferecer suporte ao crescimento das cidades, amparado no incremento das atividades no comércio, na indústria, na pecuária e na agricultura, além de projetos direcionados aos micro e pequenos empreendedores.

Nosso objetivo é apoiar a gestão pública para contribuir com os Prefeitos eleitos e reeleitos na tarefa de fazer com que as Prefeituras sejam, cada vez mais, eficientes prestadoras de serviços, dotadas de boa capacidade de gerar receita e de produzir novas oportunidades para um número maior de pessoas.

Por isso mesmo, o PDR é o símbolo de um movimento que, mais do que apresentar modelos de gestão, convoca os Prefeitos eleitos a discuti-los e adaptá-los às realidades das cidades que começam a administrar a partir de 2013. O que nós queremos é mapear as potencialidades vocacionais de cada município e distribuí-las em 6 macro-regiões (Oeste, Norte, Leste, Central, Sul e Grande Dourados).

O nosso Programa também traz uma novidade importante. É o índice de Competitividade Municipal (ICM), um indicador que vai monitorar os dados da população, educação, saúde, meio ambiente, ambiente de negócios e infraestrutura, cada qual com um peso diferente para cada município.

Nesse sentido, a ExpoCidades marca a nossa determinação em fazer chegar a cada um dos Prefeitos eleitos os efeitos multiplicadores que podem surgir desta união entre o setor produtivo e o Poder Público. O momento é propício para novas possibilidades, para fazer valer a eficiência, a inovação e a busca de alternativas em substituição a práticas já ultrapassadas.

A parceria entre iniciativa privada e os prefeitos vai gerar um cenário totalmente novo nas cidades. É a possibilidade de estabelecer uma realidade bem mais próspera para o município, integrando comércio, indústria, pecuária, agricultura e empreendedores, na missão de gerar mais emprego, mais oportunidades, melhores salários, tudo isso apoiado por uma Prefeitura ágil, moderna, pronta para atender as verdadeiras e legítimas necessidades dos moradores das cidades.

Identificar e promover as potencialidades de cada município é tarefa primordial para promover transformações reais e sustentáveis. Esta é a base para que a Prefeitura se mantenha como agente do desenvolvimento. E o PDR traz os princípios da gestão privada, sua eficácia, seu melhor padrão e modelo e, acima de tudo, os caminhos para fugir do endividamento, do excesso de funcionários, do controle dos gastos com custeio, da perseguição obstinada pela qualidade total no produto ou serviço.

O Poder Público Municipal será tanto mais abrangente quando se integrar ao modelo de gestão adequado à cada cidade. Esta é a contribuição que estamos oferecendo, porque somos empresários e conduzimos hoje Federações que oferecem ferramentas que podem contribuir para esta mudança.

E para garantir o acesso mais rápido dos Prefeitos às nossas Federações para tratar dos produtos e serviços que podemos implantar, estamos propondo a criação do espaço de apoio e informação ao Prefeito na Assomassul, especificamente para tratar de assuntos relativos à Fiems, Famasul, Fecomércio e Sebrae.

A força de cada Prefeitura e do Prefeito vai ser equivalente à capacidade de se ajustarem às novas exigências dos moradores e de como atendê-las. Este é o nosso maior desafio.

(*) Sérgio Longen é empresário do setor de alimentos e presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias