ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artigos

O Espetáculo da criação de MS foi apresentado de cortinas fechadas

Por Vitor Hugo Samudio (*) | 24/01/2011 10:40

Sábado a novela das 21h da Globo causou fúria no cidadão Sul-mato-grossense, por errar o nome do estado e colocar a menina dos olhos do estado (A Cidade de BONITO) como sendo de Mato Grosso.

Eu como cidadão de Mato Grosso do SUL definitivamente não vejo o reconhecimento do restante da população brasileira sobre o fato de pronunciar corretamente MATO GROSSO DO SUL, pelo menos nos próximos 30 anos seguintes, não por não quererem, mas por não saberem de nada, isso pra gente é importante, mas fora é desconhecido e irrelevante, ou seja, não tem importância de fato.

Já morei em outros estados, dou o meu relato aqui, e definitivamente achar que falarão do SUL é uma toalha jogada, e que cansa a gente. E isso é algo que pode acontecer dependendo de uma estratégia política e de marketing cultural MUITO forte. Decorrente disso vem a crise de identidade cultural de parte do SUL-matogrossense.

Agora... Investir em marketing cultural aqui?

A Cultura é o verdadeiro RG de um povo.

Agora quem sabe disso? O governador? Os deputados? O Prefeito? Os vereadores?A população em geral? Qual o valor do orçamento para a Cultura? É digno?

O que leva a pessoa a pronunciar do SUL? O que ela sabe sobre isso?

É tudo igual, essa divisão nunca existiu para o resto do Brasil, não existe um contraste pra quem vê ou viu.

E a culpa é do Brasil, dos participes da criação, ou nossa trinta anos depois?

Derrepente na criação do estado (há 30 anos atrás) o nome deveria ser completamente diferente. Mas a criação desse estado foi de forma vertical, em meio a ditadura militar em 1977 e pegou até a população de surpresa, não participando de quase nada nesse capitulo da história.

De fato se esse sentimento de pertencimento e apropriação da causa não partiu do povo, é por isso que até hoje o imenso Brasil não reconhece.

É como no teatro, se o ator que está no palco não passa uma verdade cênica o público nunca vai acreditar naquele acontecimento.

No palco do acontecido/espetáculo da criação de Mato Grosso do SUL os atores fizeram a apresentação de cortinas fechadas.

O publico que pretendia assistir, foi embora sem saber da história.

Rede Globo, plim plim!

(*) Vitor Hugo Samudio é diretor teatral e ativista cultural.

vhsamudio@gmail.com

Nos siga no Google Notícias