A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 24 de Janeiro de 2017

14/10/2013 13:43

O que é democracia?

Por Elizeu Dionizio (*)

Porque o soberbo ditador e seus asseclas asseveram que foram democraticamente eleitos e depois de assumirem o poder esquecem-se dos fundamentos e princípios dessa forma de governo?

Democracia exige constante prestação de contas para a sociedade, pois é o povo no poder. A observação dos seus valores e fundamentos deve ser perceptível e palpável, e não apenas discursos inflamados na defesa do indefensável e completamente destituídos de conteúdo e compromisso, apenas um amontoado de frases de efeito sem sentido prático algum.

Fica uma incômoda questão: Então vale a Democracia para o voto. Depois se vive a Demagogia no poder?

Quem não quer se submeter às obrigações e deveres decorrentes do Estado Democrático de Direito não pode viver neste nosso atual sistema político. Se a regra vale para Entrar.... Então a regra deve valer para o Durante e, para os desobedientes de plantão, para o Sair.

Viver em sociedade exige a submissão ao regramento dessa organização social. Significa estar atento a TODAS as exigências que a lei, democraticamente estabelecida, impõe e deve-se segui-la. Não com interpretações convenientes e peculiares. A legislação deve ser obedecida. Gostem ou não.

Qual o comportamento observado hoje em nossa Capital? Antes de ter que se submeter a ela bradava-se eloquentemente sua visão com alteração mágica da realidade.... depois da responsabilidade transferida, questiona-se a dureza que o código de regras significa e tem que encarar a realidade.

A realidade da vida é diferente da facilidade de discurso. Ainda mais da vida pública, onde a prestação de contas é cotidiana e implacável. Ainda mais quando as parcas realizações ficam recheadas de vícios, impropriedades, irresponsabilidades e por fim ilegalidades.

O sistema de governo, de pesos e contrapesos, assim delimita as competências de cada ente público.

Essa é a beleza da Democracia. Suas regras são claras. Não se admite a arbitrariedade. Fez errado. Tem que ser corrigido. E, em alguns casos, punido. E a punição pode ser o bilhete de saída pela perda das condições que o colocaram na cadeira.

As regras valem para o Antes (Eleições) e para o Durante/Depois (Mandato), principalmente.

“Os democratas” tem que aprender que o resultado das eleições não é um salvo-conduto para a ilegalidade, mais sim um compromisso com a realidade. Respeitem-se o resultado das urnas e que se respeite a responsabilidade e as consequências que ao votado se impõe.

(*) Elizeu Dionizio Souza Silva é vereador pelo SDD (Solidariedade).

 

Sobre o mercado e o governo
O homem primitivo acordava de manhã, saía para coletar frutas, abater animais e pescar peixes, e assim ele se alimentava. Ao fim do dia, cobria-se co...
Logística reversa: pensamento sustentável pelas gerações futuras
Incertezas são o que mais temos, porém ideias norteadoras e essenciais para a construção de um futuro mais sustentável já existem. Não podemos ignora...
Quando, também na escola, se dialoga sobre as religiões
Temos percebido uma crescente preocupação acerca do papel social da escola e da educação que acontece neste espaçotempo. Numa perspectiva de sociedad...
19 anos de Código de Trânsito Brasileiro
No dia 22/01/17, o atual Código de Trânsito Brasileiro completa 19 anos de vigência. Após 31 Leis que o alteraram, com o complemento de 655 Resoluçõe...



Vereador Eliseu Dionizio, seu artigo fala de verdades, porém não da Capital apenas, mas muito mais do executivo estadual!
 
Paulo Braga em 14/10/2013 19:00:53
A meu ver teoricamente os políticos sabem dizer na ponta da língua do que trata a democracia.Mas lhes custa muito colocá-las em prática.Pois depois das eleições são acometidos de amnésia.
 
Marcia França em 14/10/2013 15:36:25
Quando comecei a ler o artigo, brilhantemente escrito, inicialmente pensei tratar-se do executivo estadual. Depois eu comecei a entender. Perdoem a minha ignorância. Nem sempre ela é uma benção.
 
Carlos Cordeiro em 14/10/2013 14:49:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions