ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artigos

Por uma semente de paz

Por Heitor Freire (*) | 08/09/2015 15:28

Campo Grande estará recebendo nestes dias 11 e 12 de setembro uma semente de paz. A iniciativa é do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, em convênio com a FAMA – Faculdade Aberta para a Maturidade e com a participação da Vértice Cursos, tudo sob o patrocínio da Águas Guariroba.

Nessa oportunidade receberemos o professor Roberto Crema, reitor da UNIPAZ.
A Rede Internacional UNIPAZ, foi criada para, disseminar uma Cultura de Paz entre os vários segmentos sociais, promover a inteireza do ser e a ampliação de consciências divulgando o paradigma holístico. A sede da Reitoria da Universidade é em Brasília.

Roberto Crema acredita que: “nenhuma época, como a nossa, apresentou uma face tão explícita e atordoante da demolição, lição do demo, do egocentrismo, do desamor, da fragmentação e desvinculação, da alienação ética e generalizada desumanização. Como parcelas que estamos sendo de um organismo global, células de um mesmo corpo da coletividade humana, estamos todos soterrados pelos desabamentos de torres e de valores, ao mesmo tempo vítimas e algozes, atravessando as inevitáveis consequências do exercício sistemático da estupidez humana, do esquecimento do Ser. Na afirmação de Sartre, estamos sós e sem desculpas”.

E comentando sobre o que estamos vivendo atualmente, ele afirma: “Convivemos imersos em grande perturbação social, na qual o antagonismo de cosmovisões distintas tem se traduzido pela emersão da virulência de pensamentos e atos, em toda esfera humana. A discórdia, a agressividade, o ódio, a inquietação, o pânico, a dor, a desesperança tomaram conta das casas, instituições, ruas e, notadamente, dos ambientes virtuais, colocando-nos todos contra todos. Toda essa animosidade tem recebido de todas as mídias uma reverberação exponencial, alcançando, sobretudo, a solitária e particular individualidade conectada pelas redes sociais - lugar das mais absurdas exposições; ataques e difamações irreversíveis - que interligam, a todo o tempo, todo mundo a qualquer um.

Provavelmente, esteja na mudança de paradigma capaz de promover uma Cultura de Paz e Não-Violência, por intermédio da educação e reeducação do ser humano as últimas e únicas possibilidades de reversão à ode ao terror e a todas as suas circunstâncias e consequências”.

A Formação Holística de Base está se mostrando um poderoso método de transformação, no sentido de despertar uma nova consciência neste terceiro milênio. Para cada um dos aprendizes há a pessoa antes e depois da formação: maior compreensão de si mesmo, dos outros e, sobretudo, do significado desta nossa existência; maior tolerância, paciência e amor; tais são, sem dúvida, os frutos colhidos em muitos participantes.

O que é preciso é uma ação na fonte, onde se realizam os confrontos financiados indistintamente pela banca internacional, cujo único objetivo é o lucro desenfreado.
É essa oportunidade que nós, aqui em Campo Grande, teremos para plantar essa semente de paz e de amor, regá-la para que ela nos transforme em seres irradiadores dessa energia, conforme escreveu Paulo, na primeira carta aos Coríntios, versículo 13:

“... Ainda que eu distribuísse meus bens aos famintos,
Ainda que entregasse meu corpo às chamas,
Se não tivesse o amor,
Nada disso me adiantaria.
O amor é paciente,
O amor é prestativo, não é invejoso, não se ostenta,
Não se incha de orgulho
(...)

Agora, portanto, permanecem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor.
A maior delas, porém, é o amor”.
Façamos a nossa parte, meus amigos.

(*) Heitor Freire é corretor de imóveis e advogado.

Nos siga no Google Notícias