A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

24/02/2014 17:47

Sua majestade, o protocolo

Por Heitor Freire (*)

O que é o protocolo? É o conjunto de normas e procedimentos que rege todos os movimentos de todos os seres em todo o universo. Tudo que existe é regido por um protocolo. Desde o princípio e para sempre. Assim, desde o movimento dos astros até o mais insignificante ato é regido por um protocolo. Tudo o que foi criado por Deus, obedece a um princípio de proporcionalidade, assim tudo está devidamente medido, pesado, contado, protocolado. Protocolo significa também um trâmite a ser seguido para alcançar determinado objetivo ("seguir o protocolo").

Veja Mais
Mais um ano difícil
A atuação das empresas na era do talentismo

O que acontece com o ser humano? Ele desconhece a existência do protocolo. E assim começa a agir aleatoriamente e acaba criando problemas e mais problemas em sua vida. Cada ato que seja praticado fora do protocolo ocasiona resultados que serão danosos no tempo e no espaço. Quer se saiba ou não se saiba disso. O protocolo age de forma impessoal e constante. Quando se desobedece ao protocolo para a alimentação, por exemplo, o ser humano acaba obeso. É também o conjunto de regras instituídas ou definidas que permitem um entendimento universal ou em grupos, cujo entendimento se alcança pela simples intuição, dispensando assim a comunicação verbal.

Todas as profissões são regidas por um protocolo que tem uma norma básica comum a todas as atividades: o procedimento ético.

Uma das manifestações bem representativas da função do protocolo se observa quando se constata, por exemplo, a sua função na etiqueta. O primeiro filósofo a ocupar-se da etiqueta foi Erasmo de Roterdam que, em 1530, publicou De civilitate morum puerilium (Da civilidade dos costumes das crianças), sendo a primeira obra de que se tem conhecimento sobre o assunto; ali Erasmo procura orientar a formação infantil, no que toca ao gestual, vestimentas, expressões faciais, dentre outras, para delimitar o comportamento e demonstrando as boas e más condutas; dá grande ênfase na etiqueta à mesa, onde verdadeiramente se reconhece quem é ou não nobre.

Na ciência da computação, um protocolo é uma convenção que controla e possibilita uma conexão, comunicação, transferência de dados entre dois sistemas computacionais. De maneira simples, um protocolo pode ser definido como "as regras que governam" a sintaxe, semântica e sincronização da comunicação. Os protocolos podem ser implementados pelo hardware, software ou por uma combinação dos dois.

Na definição comum, protocolo tem como sinônimos: cerimonial, etiqueta, registro, instrução normativa, orientação padronizada, acordo, convenção, tratado, pacto, cerimônia, cortesia, cumprimento, embaraço, formalidade, rito, solenidade, ritual, legenda, letreiro, pragmática, rótulo, convencionalismo, praxe, anotação, apontamento, assento, ata, cadastro, estampa. UFA!

As pessoas que não simpatizam com esta figura são as que normalmente não o entendem ou não o vêem como um aliado: o protocolo é um grande amigo que nos orienta e que, se seguido, nos livra de várias encrencas vida afora.
Mas enfim, o que prevalece mesmo é a orientação geral dada em cada procedimento, ato, profissão, etc. e que deve ser obedecida. Caso contrário, sua majestade o protocolo age de forma irrecorrível.

(*) Heitor Freire, corretor de imóveis e advogado.

Mais um ano difícil
A economia brasileira inicia 2017 com a combinação de otimismo moderado e preocupação. A perspectiva levemente otimista se fundamenta na expectativa ...
A atuação das empresas na era do talentismo
No atual cenário em que vivemos, com crise financeira em diversos países, catástrofes ambientais e diferenças sociais, engana-se quem acredita que es...
Criptografia: de arma de guerra a pilar da sociedade moderna
A estratégia permitiu que vitórias impossíveis pudessem acontecer ao longo da história. São vários os casos de pequenos exércitos vencerem batalhas c...
Sobre a liberação da venda de terras para estrangeiros no Brasil
Terra, capital e trabalho compõem a clássica tríade dos fatores de produção que embasam as análises e cálculos econômicos desde a Economia Política, ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions