ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artigos

Uma nova lógica de gestão

Por Sérgio Longen (*) | 04/10/2012 13:50

Multiplicar a produtividade das indústrias, ampliar a oferta de empregos, melhorar salários e gerar mais renda para as pessoas. Estas são, em síntese, as principais conquistas que podemos alcançar com o aumento da competitividade da nossa indústria. E o caminho para atingidas, de maneira sustentável e sólida, é investir em um modelo de logística inovador, contemporâneo e integrado com as demandas dos diversos setores da indústria do Estado, da região e país.

Alcançar um estágio avançado nesta área é um processo que requer ações imediatas para garantir, no menor prazo, condições bem mais favoráveis para a produção. No âmbito da Fiems estamos tratando de avançar nestas questões estratégicas. E o desejo de contribuir decisivamente para dotarmos Mato Grosso do Sul de condições quase ideais para apoiar as indústrias instaladas e atrair novos investimentos, nos levou a estabelecer uma parceria com a Famasul para viabilizar o Projeto de Logística do Centro-Oeste Competitivo.

É um Projeto que vai integrar física e economicamente Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal com as demais regiões do Brasil e países sul-americanos, bem como identificar e selecionar os sistemas de logística de menor custo, voltados para o mercado interno e externo. Hoje, mais do que incentivos, os investidores privilegiam as condições ideais para a expansão de seus negócios. O mesmo estudo já foi feito nas regiões Norte, Nordeste e Sul.

Nosso planejamento estipula que em abril de 2013 já possamos apresentar o resultado de todo o levantamento que vai apontar soluções para resolver um dos maiores gargalos das indústria. As conclusões de todo este mapeamento serão apresentadas para os Governos Estadual e Federal para executar as ações nele sugeridas. Nosso objetivo é mapear todo o país para consolidar as parcerias público-privadas (PPPs) na questão de logística de transporte.

É um novo modelo de logística e uma nova lógica de gestão.

O Projeto vai identificar e selecionar os sistemas de logística de menor custo para transformar o Centro-Oeste em uma região mais competitiva. Estamos empenhados em unir forças e sistemas de toda a região para incorporá-la às demais regiões do país, contempladas pelo mesmo Projeto. É uma articulação nacional das lideranças industriais para reconstrução e melhoria da infraestrutura brasileira, com a participação ativa e efetiva da iniciativa privada. Com este Projeto, vamos criar os eixos integrados de Desenvolvimento e, na medida que forem complementados com investimentos em energia, telecomunicação e capital humano, vão atrair novas atividades econômicas.

Temos um compromisso com as causas da indústria e, por todas as variáveis a elas relacionadas, mantemos um comprometimento real com a modernização do modelo de gestão empresarial e sua consequente contribuição com o desenvolvimento. Precisamos ser rápidos, agir de maneira objetiva e investir nas áreas que, em muito pouco tempo, serão as bases para assegurar o desenvolvimento pleno e integrado do nosso território. Não podemos mais condicionar o crescimento industrial apenas aos incentivos fiscais.

(*) Sérgio Longen é empresário do setor de alimentos e presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul

Nos siga no Google Notícias