ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Artigos

Uma questão acima dos partidos

Por Kátia Abreu | 05/04/2012 07:20

O novo texto do Código Florestal é um belo exemplo de engajamento dos parlamentares e da opinião pública em geral em um intenso debate, com consequências amplamente benéficas para toda a sociedade brasileira.

Após a aprovação do relatório do deputado Aldo Rebelo pela Câmara, o projeto de lei foi enviado ao Senado, que se envolveu em uma ampla discussão, de certa forma polarizada entre os parlamentares representantes do setor agropecuário e os ambientalistas.

No entanto, todos os parlamentares, independentemente de seus vínculos setoriais e partidários, participaram ativamente da discussão, exercendo um importante papel moderador.

O espírito foi o da conciliação e, sobretudo, da modernização de uma legislação que trará, certamente, enormes benefícios para o país. Os diferentes atores apresentaram argumentos, expuseram-nos na cena pública e aceitaram, também, recuar de certas posições.

O texto aprovado no Senado não apresentou nem vencidos nem vencedores, sendo a nação a grande vitoriosa desse processo. O Poder Executivo participou ativamente dessas negociações, contribuindo para que um texto de consenso pudesse, enfim, ser apresentado.

É forçoso admitir, porém, que nem todas as demandas do setor agropecuário foram atendidas, tanto que a Câmara, dentro do rito legislativo, está discutindo aspectos que podem ser melhorados, o que não invalida o acordo obtido.

Há um pleno exercício das prerrogativas do Parlamento e é incompreensível que ambientalistas, que tiveram todo o espaço para convencer os legisladores sobre as suas teses, provoquem um falso conflito entre o Legislativo e o Executivo.

Deveriam respeitar o processo de debates parlamentares e de discussões públicas, voltadas para a obtenção de consensos sobre questões fundamentais que preservem o bem coletivo, porque isso é democracia.

Pontos discordantes, que não tenham sido objeto de acordo, irão naturalmente ao voto e não representam derrota ou vitória, mas a expressão da vontade da maioria.

Eis por que não canso de me surpreender com as atitudes radicais dos que se recusam a aceitar o fruto desse trabalho de convergência.

O ambientalismo, cujas teses mais radicais não foram contempladas, agora se volta contra a presidente Dilma Rousseff, pressionando por um veto que não foi prometido (pelo menos da forma que se coloca) e como se não tivesse participado do debate.

Na verdade, faz descaso e desrespeita vários pilares da democracia, se atendo apenas à exigência de um veto presidencial.

Da mesma forma, é pueril a tentativa de reduzir esse amplo debate a um choque entre ruralistas maus e ambientalistas bons, para jogar a opinião pública contra o Parlamento, contra a presidente e contra um setor que congrega 5,3 milhões de produtores e responde por quase 30% do PIB nacional.

Nunca é demais lembrar que o debate do Código Florestal tem sido suprapartidário. Isso tem se refletido em todas as votações.

Quer um exemplo? A Frente Ambientalista tem 237 deputados federais. No entanto, na votação da Câmara, o Código Florestal foi aprovado com apenas 63 votos contrários e uma abstenção.

A matemática é prova do consenso: 173 parlamentares ambientalistas, no mínimo, votaram a favor da nova lei. No Senado, o resultado não foi diferente.

Esses dados desfazem a manipulação grosseira dos fatos por uma minoria barulhenta, que tenta chantagear a presidente da República para que vete uma das mais consensuais decisões do Parlamento brasileiro em todos os tempos.

Não podemos confundir a legalidade de um veto, que é legítimo, com o amplo debate que tem cercado a modernização do Código Florestal.

O que diriam os ambientalistas se as posições fossem invertidas e o setor agropecuário estivesse defendendo o veto?

Estariam nos considerando democratas? Provavelmente diriam que a bancada ruralista estaria aplicando um golpe na democracia.

*Kátia Abreu, 50, senadora (PSD-TO) e presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), escreve aos sábados, a cada 14 dias, neste espaço.

Nos siga no Google Notícias