A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

02/03/2014 07:05

Dono de primeiras postagens em MS, Campo Grande News surgiu pequeno

Lidiane Kober
Primeira repórter do Campo Grande News, Inara Silva se entregou ao desafio de inovar (Foto: Cleber Gellio)Primeira repórter do Campo Grande News, Inara Silva se entregou ao desafio de inovar (Foto: Cleber Gellio)

Com experiência em televisão, rádio e jornal impresso, a jornalista, hoje professora da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Inara Silva, recebeu, no início da década de 90, um convite para o novo, para o desafio. Confiante, aceitou a proposta e foi a primeira repórter do Campo Grande News, o primeiro jornal online de Mato Grosso do Sul. Ela acompanhou como tudo começou, de uma pequena sala, em forma de corredor, para uma redação até virar fenômeno por relatar em tempo real a história das pessoas do Estado.

Veja Mais
Aos 15 anos, Campo Grande News é a história do jornalismo online em MS
Campo Grande News, 15 Anos

O convite partiu de um dos idealizadores do site, o jornalista Lucimar Couto. Amigo pessoal de Inara, ele a cativou com a proposta de inovar. “Na época, era eu, ele e uma estagiária”, lembrou. Com um telefone e um computador, os três se empenhavam para garantir a informação em tempo real. Com esse propósito, em seis horas de trabalho, Inara chegou a escrever 30 matérias por expediente.

A correria não intimidava a jornalista. “Não me sentia pressionada”, garantiu. Pelo contrário, o desafio a empolgou. “Era algo diferente, que ninguém tinha feito no Estado, não tínhamos referência, o que me ajudou foi a experiência do rádio”, disse. “O interessante é sair do ponto sem referência e virar referência”, completou.

A leitura leva em consideração o fato de, em pouco tempo, o portal virar referência para as demais redações. “Antes a fonte de informação, o ponto de partida era a rádio escuta, mas, com o Campo Grande News, todos passaram a acompanhar as notícias do Estado pelo site”, ressaltou.

Na época, o foco era mostrar o dia-a-dia das pessoas, os acidentes de trânsito, as enchentes, os crimes e as ações do poder público. “A gente fazia tudo por telefone, nem carro tínhamos para chegar até a informação”, reforçou.

Fenômeno - As notícias, em formato mais curto e dinâmicas, na opinião de Inara, além de entrar nas redações, cativaram a população também em pouco tempo. “Antes, só tinha site nacional e as pessoas querem proximidade, buscam identidade própria, então, acho que o fato de verem notícias suas fez do Campo Grande News um fenômeno”, comentou. “Em pouco tempo, quase todas as cidades do Estado tinham um news”, completou.

Para ela, ajudou a “explodir” a onda online a facilidade da internet. “Em muitos municípios do Estado, não pegava direito os canais de televisão, jornais também não chegavam e as rádios eram praticamente a única fonte de informação e, com acesso à internet, todas replicavam notícias do Campo Grande News”, comentou.

Evolução – Passados 14 anos da primeira experiência no online, em 2014, Inara voltou à redação do Campo Grande News e viu de perto o crescimento do jornal. “No começo, não tinha capa, eram as notícias em lista. Depois, o formato avançou, a equipe cresceu, ganhamos carro, fotógrafo, chefe de redação e, de uma pequena sala em formato de corredor, saímos para uma casa”, relatou.

Com a possibilidade de acompanhar de perto as notícias, a jornalista cobriu fatos marcantes de Campo Grande. “Para mostrar ao leitor o drama de quem enfrentou enchentes, nos desdobramos e nos arriscamos”, exemplificou. “Na segunda fase, também tive a oportunidade de fazer matérias mais trabalhadas”, acrescentou.

Hoje, do lado de fora e em sala de aula, Inara aprecia as inovações do Campo Grande News, com reportagens segmentadas e que trazem histórias dos sul-mato-grossenses. “Os conteúdos estão mais segmentados, tem o Lado B, colunistas e os textos mais interpretativos”, analisou.

A jornalista aproveitou a experiência do rádio para ganhar agilidade no online (Foto: Cleber Gellio) A jornalista aproveitou a experiência do rádio para ganhar agilidade no online (Foto: Cleber Gellio)
Inara corria atrás da informação por telefone e chegou a escrever 30 notícias em seis horas (Foto: Cleber Gellio) Inara corria atrás da informação por telefone e chegou a escrever 30 notícias em seis horas (Foto: Cleber Gellio)
Campo Grande News, 15 Anos
O marco dos quinze anos do Campo Grande News, comemorados neste mês de março, assinala a trajetória de um veículo de comunicação em permanente ajuste...
Com frase simples e criativa, leitora ganha ingressos de promoção de aniversário
Daniela Murari já pode escolher 14 amigos para uma sessão de cinema ou ir planejando as idas constantes ao Cinépolis até consumir os 15 ingressos da ...



Grande Inara, power womam! :)
Estavamos todos lá! Boas lembranças!
 
Adriano Hany Reis Isoud em 13/03/2014 10:55:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions