ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Comércio tem quarto mês consecutivo de crescimento em novembro

Daniel Machado | 14/01/2015 22:44

O comércio varejista do país fechou o mês de novembro com alta de 0,9% no volume físico de vendas (quantidade vendida) e 1,4% em receita nominal (total de arrecadação), na série livre de influências sazonais (que ocorrem sempre na mesma época do ano), registrando a quarta taxa de expansão consecutiva na comparação com o mês imediatamente anterior.

As informações fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) e foram divulgados hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados indicam que o crescimento acumulado de janeiro a novembro nas vendas foi 2,4%, enquanto a receita nominal do setor chegou a subir 8,7%. Quando comparada a novembro do ano passado, a expansão correspondeu a 1%, com a receita nominal fechando em alta de 7,1%.

Mantiveram-se positivas também as variações da média móvel trimestral, com acréscimos de 0,9% para o volume vendas e de 1,3% para a receita nominal.

A expansão de outubro para novembro reflete resultados positivos em sete das dez atividades no volume de vendas, em relação ao mês anterior na série com ajuste sazonal, com destaque para o segmento de livros, jornais, revistas e papelarias, com variação de 9,6%, seguido de veículos e motos, partes e peças (5,5%); móveis e eletrodomésticos (5,4%), e equipamentos de escritório, informática e comunicação (4,9%).

Já os números do comércio varejista ampliado, que incluem o varejo mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou variação positiva pelo terceiro mês seguido, com o volume de vendas crescendo 1,2% em relação ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, mas fechou em queda no resultado comparativo ao mesmo mês do ano anterior (-2,7%) e nos acumulados do ano (-1,6%) e dos últimos 12 meses (-1,2%).

O desempenho negativo vem sendo determinado, essencialmente, pelas reduções interanuais do volume de vendas de veículos e motos, partes e peças, com retrações da ordem de -9,9% sobre novembro de 2013; de -9,5% no acumulado de janeiro a novembro; e de -8,6% no acumulado dos últimos 12 meses.

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) indica, em outra linha de levantamento, que o crescimento do volume de vendas, na comparação com novembro de 2013, acusou resultado positivo em 23 unidades das 27 unidades da Federação. Os principais acréscimos ocorreram em Roraima (18,4%), no Amapá (17,3%), no Acre (9,4%), em Rondônia (9,2%) e no Tocantins (5,4%).

Os resultados negativos foram verificados em São Paulo (-0,3%), no Espírito Santo (-1,3%), em Mato Grosso (-1,9%) e no Distrito Federal (-2,7%). Quanto à participação na composição da taxa do comércio varejista, os destaques foram, pela ordem, em Minas Gerais (2,0%), no Ceará (4,7%), no Rio de Janeiro (1,2%), na Bahia (2,6%) e no Pernambuco (2,7%).

Em relação ao varejo ampliado, dezesseis estados registraram variações positivas em relação a novembro do ano passado, com as maiores taxas ocorrendo em Roraima (15,8%), no Tocantins (15,5%), no Amapá (9,8%), no Pará (5,5%) e no Acre (4,7%). Já os destaques negativos foram São Paulo (-8,2%), Espírito Santo (-4,6%), Distrito Federal (-3,3%) e Paraná (-3,1%).

Com informações da Agência Brasil.

Nos siga no Google Notícias