ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

"Sortudos" revelam o segredo de sucesso no Enem: estudar muito

Alan Diógenes | 19/10/2015 16:16
Cursos preparatórios para o Enem ajudaram vários jovens a conseguirem boas notas. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Cursos preparatórios para o Enem ajudaram vários jovens a conseguirem boas notas. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Alunos que tiraram boas notas nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos anos anteriores, e que conseguiram vagas em universidades públicas ou bolsas 100% nas particulares, são unânimes em dizer que o “segredo do sucesso” é se preparar antes do exame. As provas acontecem neste próximo final de semana, sábado (24) e domingo (25).

Em Campo Grande, por exemplo, o CIES (Curso Estadual Preparatório para o Ingresso na Educação Superior), que acontece em 10 escolas estaduais, começou em março e só termina às vésperas do exame. “O cursinho extensivo é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Educação e começou em 2008 para ajudar aqueles alunos que não tem condições financeiras para estudar para as provas”, explicou o responsável pelo curso Luiz Weberson Alves Felipe.

Ele disse ainda que o curso tem 53% de aprovação dos cerca de 1,3 mil alunos que se inscrevem por ano. “Isso porque são quatro aulas de 50 minutos, cada uma, por dia, de segunda a sexta-feira. São abordadas todas as disciplinas focando nos assuntos que mais caem no Enem”, completou Luiz.

O curso acontece nas escolas Amando de Oliveira, Hércules Maymone, Joaquim Murtinho, José Antônio Pereira, José Maria Hugo Rodrigues, Maria Elisa B.C. Da Costa, Padre José Scampini, Otaviano Gonçalves, Teôtonio Vilela e Vespasiano Martins. Os estudantes se inscreveram pelo próprio site da Secretaria Estadual de Educação.

O estudante Fabrício Silva Amaral, 24 anos, foi um dos “sortudos” do Enem 2010. Ele conseguiu três vagas em universidades públicas e teve que optar por apenas uma. Uma delas no curso de Direito da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Três Lagoas, a 338 quilômetros da Capital, outra no curso de Engenheira Mecânica na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) e a última no curso de Educação Física em uma faculdade de Cuiabá-MT.

Fabrício (de branco) conseguiu duas vagas em universidades federais. (Foto: Reprodução/Facebook)
Fabrício (de branco) conseguiu duas vagas em universidades federais. (Foto: Reprodução/Facebook)
Ainda com 17 anos, Allan conseguiu vaga no curso de Ciências Contábeis na UFMS. (Foto: Reprodução/WhatsApp)
Ainda com 17 anos, Allan conseguiu vaga no curso de Ciências Contábeis na UFMS. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Ele escolheu a segunda opção e teve que se mudar da Capital para Rondonópolis-MT. “Antes das provas eu havia feito um curso preparatório para concurso de escolas militares, EsPCEx no caso, outro em uma escola estadual, fora isso estudava na minha escola mesmo. Para quem for fazer o Enem neste final de semana dou a dica de que é preciso ter bastante calma e confiar em si mesmo”, comentou.

Já Laércio Cabreira Torres, 37, conseguiu 100% de bolsa para o curso de Engenharia Eletrônica na Uniderp, no Enem de 2013. Apesar do fato, ele teve que trancar a matrícula para ter tempo e encontrar emprego, mas promete retornar no ano que vem.

A dica que ele dá também é estudar muito antes das provas. “Me dediquei aos estudos com livros, assistindo aos noticiários e ligado na internet, sem falar que frequentei seis meses de cursinho preparatório em uma escola do bairro onde moro, o Parque do Sol. Vale muito a pena, precisamos nos qualificar para ajudar o país a subir no ranking mundial da educação, porque estamos atrasados e deixamos a desejar quanto a isso. O Enem é uma alavanca para o sucesso e irei voltar à faculdade no ano que vem”, destacou Laércio.

O estudante Allan Corral Anjos, 18, conseguiu no ano passado, uma vaga no curso de Ciências Biológicas da UFMS da Capital, após fazer o Enem. O problema é que ele ainda era menor de idade e teve que entrar na Justiça para conseguir ficar com a vaga.

“Mas o juiz indeferiu o pedido, então tentei o Desafio UCDB ( Universidade Católica Dom Bosco) e consegui 100% de bolsa. O jeito é não desistir, a dica que dou para quem vai fazer o Enem é descansar bastante durante a semana, e ficar paciente e tranquilo, porque nervosismo só atrapalha na hora da prova”, finalizou Allan.

Nos siga no Google Notícias