ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Após quedas de árvores, botânico recomenda avaliar espécies e lugares

Botânico afirma que espécie que caiu tem raiz rasa e não resiste ao tempo caso plantada a beira de calçada

Yarima Mecchi | 22/02/2017 13:36
Árvores ficavam na beira de calçada. (Foto: Adriano Fernandes)
Árvores ficavam na beira de calçada. (Foto: Adriano Fernandes)

O temporal de terça-feira (21) derrubou árvores em trecho da Avenida Fernando Corrêa da Costa, causando vários estragos na região. A espécie que não resistiu ao vento é originalmente da Ásia e atingem até 30 metros de altura, segundo o botânico Thomaz Ricardo Sinani. Ele explica que a espécie Albizia lebbeck, conhecida popularmente como cabeça-de-negro, não tem a raiz profunda e cresce rápido, o que colabora para a queda.

Os exemplares que caíram estavam plantados na beira da calçada e, com a queda, fios de alta tensão e de telefonia foram rompidos. O botânico faz um alerta para quem deseja cultivar a espécie em área urbana.

"O tamanho da raiz não suporta o peso total da árvore e com isso tende a cair com o vento. Ela não resiste a beira de calçada, o mais viável é plantar em quintal", informou. Ele recomenda a poda da copa seja feita regularmente para que a raiz consiga suportar o peso.


Ainda de acordo com o botânico, existem pontos positivos em plantar a espécie, mas é preciso tomar cuidado. "A vantagem é que cresce rápido, a desvantagem é que produz muitos frutos e tem raiz superficial. Ela é muito utilizada para restaurar áreas que precisam de arborização, mas como não é nativa, sempre pode causar problemas. É uma planta invasora", ressalta.

Sinani explica que, por ter esta caractéristica de ser invasora, as mudas se espalham facilmente e descaracterizam o ambiente natural. "Invade áreas e parques que antes só tinham plantas nativas. Produz muita, mas muita semente, então sai barato fazer mudas".

Árvore é de origem asiática. (Foto: Marcos Ermínio)
Árvore é de origem asiática. (Foto: Marcos Ermínio)
Galhos foram colocados no canteiro de avenida. (Foto: André Bittar)
Galhos foram colocados no canteiro de avenida. (Foto: André Bittar)

Manutenção - O responsável pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gerenciamento Urbano), José Marcos da Fonseca, disse que a prefeitura está sem contrato para a poda de árvores e manutenção e disse que ainda está levando a 'herança' deixada pela gestão passada.

"A Prefeitura de Campo Grande não tem contrato para promover poda, retirada de árvores e manutenção. Na retirada de árvores o Corpo de Bombeiros que nos ajuda. Só resolvemos o emergência com equipe interna, não temos a prevenção", destacou.

De acordo com Fonseca, os levantamentos deixados sobre árvores em situação de risco estão defasados e com isso não há como fazer um trabalho, além da falta de mão de obra.

"Estamos fazendo um levantamento de todos esse problemas que estamos herdando e reorganizando os serviços. Estamos dividindo também com a Planurb (Instituto Municipal De Planejamento Urbano) essa parte de arborização. Estamos nos organizando para fazer uma releitura das árvores, o que a gente tem está defasados, não é confiável", disse.

O secretário informou ainda que está viabilizando uma licitação para contratação de empresa especializada para cuidar de árvores. "Todas as árvores tem que ter um método correto para a prevenção de queda, cuidado com fungo. Estamos viabilizando principalmente para avenidas Afonso Pena e Mato Grosso onde tem árvores centenárias. Vamos adotar todos os procedimentos necessários", afirmou. 

Nos siga no Google Notícias