ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Cidades

Áreas de instabilidade mantém chuvas até a próxima semana em todo MS

Flávia Lima | 03/11/2015 09:42
Chuvas continuam em todas as regiões de MS após o feriado. (Foto:Marcos Ermínio)
Chuvas continuam em todas as regiões de MS após o feriado. (Foto:Marcos Ermínio)

Novembro começou com muitas nuvens carregadas sobre Mato Grosso do Sul, que provocaram fortes pancadas de chuva durante o final de semana, confirmando previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a meteorologista Cátia Braga, do Cemtec, de domingo (1) até esta terça-feira (3) já choveu 56 milímetros na Capital, na região próxima a estação meteorológica do Cemtec, localizado na saída para Rochedo, o que provocou alagamentos em diversos bairros e transtornos a moradores da Capital.

O valor significa 27% da média esperada para o mês, que é de 206 milímetros. De modo geral, acumulados acima de 50 milímetros ocorreram em vários locais do estado nas últimas 24 horas.

Os fatores que influenciam na formação desse cenário são as altas temperaturas e a umidade vinda da região amazônica. Com a proximidade do verão, a tendência é de dias mais chuvosos e temperaturas amenas.

Também uma frente fria avança ao largo da costa sul e sudeste reforçando a formação de áreas de instabilidade que atuam sobre Mato Grosso do Sul.

Conforme Cátia Braga, a secura que marcou outubro não irá se repetir e um grande volume de chuvas deverá ser registrado até o próximo feriado, do dia 15 de novembro.

A expectativa é de que a média histórica de precipitações para o período seja ultrapassada antes do final do mês, com ocorrência de vários temporais, que acontecerão de formas esparsas e isoladas, mas trazendo descargas elétrica e grande volume de chuvas.

Com a umidade relativa do ar na casa de 100%, as temperaturas em todas as regiões do Estado sofreram queda. Na Capital, por exemplo, até sexta-feira a máxima não atinge 30ºC e a mínima fica em torno de 21ºC. Segundo o Cemtec, há possibilidade de não chover apenas no domingo, mas a previsão deverá se confirmar apenas na sexta-feira (6).

Na região sul do Estado as temperaturas caem ainda mais a partir de quarta-feira (4), marcando mínima entre 15ºC e 16ºC e máxima de 25ºC. Cenário semelhante será registrado em Três Lagoas, com mínima de 21ºC e máxima de 30ºC ao longo da semana.

A temperatura deve subir apenas na região de Corumbá e Porto Murtinho, onde a máxima chega a 34ºC no sábado (7) e a mínima fica na casa de 22ºC. No entanto, até sexta-feira os termômetros marcam máxima de 29ºC e mínima de 22ºC.

Nos siga no Google Notícias