ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Artistas "enxugam" show para não ultrapassar horário determinado da Expogrande

Paula Vitorino | 21/04/2011 16:02

Dupla Munhos e Mariano deixou 15 músicas de fora do show

Dupla teve de encurtar show para respeitar TAC. (Foto: Assessoria)
Dupla teve de encurtar show para respeitar TAC. (Foto: Assessoria)

Com horário pré-determinado para início e fim, os shows da Expogrande 2011 estão reduzidos e tanto o público da feira quanto os artistas estão tendo que se adaptar ao novo “estilo” das apresentações. Para os artistas, a dificuldade maior é ter que adequar o seu repertório ao curto espaço de tempo disponível, sem deixar que o show perca o brilho. A dupla Munhoz e Mariano, que se apresentou nesta quarta-feira (20), deixou de cantar 15 músicas previstas para o show.

De acordo com o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado entre os organizadores da Feira e o MPE (Ministério Público Estadual) no dia 29 de março, que garantiu a realização do evento, os nove shows liberados para acontecer na Expogrande devem terminar à meia-noite, exceto no caso dos shows de sexta-feira e sábado, que podem encerrar à 0h30.

De acordo com o acordo firmado, mesmo havendo problemas técnicos ou outros imprevistos, os shows não podem ultrapassar o horário estipulado. Com isso, o público pode acabar pagando o mesmo valor por um show “enxugado”.

Na apresentação de ontem, os cantores sul-mato-grossenses deveriam ter entrado no palco às 22h, mas devido a atrasos só começaram o show meia-hora depois do previsto. “Tivemos de atender a imprensa antes e acabamos tendo alguns problemas que causaram o atraso”, explica o cantor Munhoz da dupla.

Para os artistas, o horário “engessado” do show atrapalhou a apresentação e prejudicou, principalmente, o público, além dos próprios cantores.

“Ainda tinha muito mais coisa pro show, só cantamos 20 músicas das 35 que preparamos. O público estava animado, o show gostoso, mas tivemos que encerrar meia-noite por causa da multa. Os artistas têm que aceitar parar o show antes do fim e estão reclamando. Isso nunca aconteceu em nenhuma outra apresentação nossa”, conta Munhoz.

Munhoz ressalta que a mudança no horário tradicional dos shows afeta o público, que ainda não se adaptou ao novo hábito, e acaba perdendo o início da apresentação.

“O público tem o costume de chegar para os shows na exposição depois da meia-noite e, agora, nesse horário a apresentação já terminou. Ontem quando começamos o show o pessoal estava chegando e a meia-noite ainda tinha fila para entrar na exposição”, diz.

No entanto, ele esclarece que “é preciso cumprir a Lei e respeitar os vizinhos do parque”, mas admite que a apresentação acaba perdendo um pouco do brilho.

“Se continuar desse jeito não mais ficar legal a Expogrande. O ideal seria ter um local apropriado para as apresentações, porque assim ninguém era prejudicado e nós podíamos fazer nosso show sem preocupação com horário”, reclama.

Determinação - A multa para o show que descumprir o horário determinado no TAC é de R$ 100 mil, além da produtora do evento ficar proibida de realizar os shows dos próximos dias. A assessoria da JPL produções informou que os produtores de cada artista estão cientes do horário e quem descumprir corre o risco de ficar no escuro, pois os organizadores estão autorizados a desligar a energia elétrica.

Ainda segundo a produtora, a reclamação por parte dos artistas nacionais e do Estado é a mesma: ter o horário travado para terminar o show, sem poder determinar o momento certo para o encerramento da apresentação, conforme a animação do público.

A responsabilidade de fiscalizar o cumprimento do TAC durante os shows é da produtora JPL, que organiza os eventos. A Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul) informou que 23 fiscais ambientais da prefeitura fazem a fiscalização durante a Expogrande 2011 para que os acordos sejam cumpridos.

Nos siga no Google Notícias