ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Bonito só deve ter unidade do Corpo de Bombeiros no fim de 2016

Thiago de Souza e Antônio Marques | 21/12/2015 08:44
Titular da Sejusp, Silvio Maluf, garante unidade dos Bombeiros em Bonito. (Foto: Fernando Antunes)
Titular da Sejusp, Silvio Maluf, garante unidade dos Bombeiros em Bonito. (Foto: Fernando Antunes)
Subcomandante Joilson Alves disse que já negocia grupamento dos Bombeiros em Bonito. (Foto: Fernando Antunes)
Subcomandante Joilson Alves disse que já negocia grupamento dos Bombeiros em Bonito. (Foto: Fernando Antunes)

O secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul), Silvio César Maluf, garantiu hoje (21), durante solenidade de entrega de viaturas para o Corpo de Bombeiros e Batalhão de Choque da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, que a cidade de Bonito deve ganhar um subgrupamento dos Bombeiros. Porém, por conta da burocracia, a instalação deve acontecer até o final do ano de 2016.

Um incêndio de grandes proporções, na noite do dia 18 desse mês, em uma pizzaria na Rua Filinto Muller trouxe à tona a necessidade da presença dos militares na cidade, que hoje é atendida pelos Bombeiros de Jardim. Durante a semana os Bombeiros do município vizinho permanecem em Bonito apenas para atendimento de salvamento nos balneários. No aeroporto municipal até existe uma brigada de incêndio, mas não pode atender além de 8 km de distância.

Segundo o titular da Sejusp, estão em processo de aquisição de sete viaturas ABT (Auto Bomba Tanque) para combate a incêndio, e uma delas vai para Bonito. Os veículos custam cerca de R$ 1,5 milhão cada. O secretário não definiu um prazo, pois depende de licitações e outras burocracias. Por enquanto as ocorrências na cidade turística ficam a cargo do 2º SGBM (Subgrupamento de Bombeiros Militar) em Jardim, que também é responsável pelas cidades de Guia Lopes da Laguna, Nioaque e Bela Vista.

O subcomandante do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, coronel Joilson Alves do Amaral, também presente na solenidade, contou que a instalação de um subgrupamento em Bonito é prioridade desde o início desse ano. O militar disse que já se reuniu com o prefeito da Cidade, Leonel Brito (PT do B), e deu início as negociações para doação de uma área.

Amaral disse que o prefeito apresentou três locais na área central e o Comando se interessou por duas. A prefeitura ficou de definir uma para a instalação do subgrupamento. “Saindo a doação, iniciamos o projeto de construção, que passa por processo licitatório e deve levar ao menos seis meses para iniciar as obras”, revelou.

Ainda segundo o militar, para haver um subgrupamento do Corpo de Bombeiros é preciso ter um veículo ABT (Auto Bomba Tanque); ABS (Auto Busca e Salvamento) e uma UR (Unidade de Resgate). "Se tudo caminhar bem, até o final do ano que vem deve estar funcionando esta unidade", comentou Joilson Alves.

Nos siga no Google Notícias