ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Capital quer padronizar placas para melhorar trânsito

Redação | 12/09/2009 11:35

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) vai investir na padronização da sinalização para melhorar o trânsito de Campo Grande.

De acordo com o diretor de Trânsito, Janine de Lima Bruno, a faxina na sinalização já começou, mas, neste fim de semana, os técnicos da Agetran participam de curso com uma especialista de São Paulo, maior laboratório do país quando o tema é trânsito.

"Trouxemos a Silvana Di Bella Santos, engenheira de trânsito do CET [Companhia de Engenharia de Trânsito], que são os 'papas' da sinalização. Tudo começa lá [São Paulo], sempre", afirma o diretor de Trânsito.

De acordo com ele, a Agetran já deu largada a substituição de placas velhas, enferrujadas e com letras pequenas. "Ao poucos, vamos mudando a cara da cidade", salienta. A partir do curso, a intenção é padronizar as placas. "Ainda tem muitas placas antigas, que precisam ser mudadas. Temos um longo trabalho pela frente".

Responsável pelo setor de sinalização no trânsito mais caótico do país, Silvana dos Santos reforça a importância das placas para a segurança e fluidez. "O motorista precisa entender a mensagem de forma rápida, porque ele tem pouco tempo para decidir", enfatiza.

Ela explica que não há uma determinação específica para que as placas sejam iguais em todo o país, contudo, o Contran (Conselho Nacional do Trânsito) por meio de resoluções, vem tentando padronizar a sinalização.

Especialista na área, Silvana dos Santos afirma que o termômetro da qualidade no trânsito é a quantidade de acidentes e congestionamentos. "Quando menos isso é falado, mas o trânsito está bom", avalia. O curso, que acontece hoje e amanhã na Escola de Governo, em Campo Grande, reúne técnicos da Agetran e representantes do setor de trânsito de cidades do interior.

Desatentos

Nos siga no Google Notícias