ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Águas terá que reembolsar 75 mil consumidores que tiveram hidrômetros trocados

Francisco Júnior | 27/05/2011 19:35

Consumidores deverão ingressar com pedido de reembolso

A Águas Guariroba, empresa concessionária de água e esgoto de Campo Grande, terá que reembolsar 75 mil consumidores do município que tiveram os hidrômetros trocados no ano de 1995.

Na época,a Sanesul era a empresa que realizava o abastecimento na Capital, mas como a Águas detêm atualmente a concessão do serviço, é ela que terá que fazer o reembolso.

A sentença proferida julgou procedente a ação contra a Sanesul e declarou nulas todas as multas impostas. A empresa terá que devolver, em dobro, os valores recebidos dos consumidores por conta do procedimento ilegal noticiado.

Conforme o processo, no 1º semestre de 1995 a Sanesul iniciou a troca de todos os hidrômetros das residências do município. No total foram 75 mil. As trocas foram feitas por amostragem dentre aqueles com 10 anos ou mais de funcionamento, sob o argumento de que o acúmulo de ferrugem acabavam por apresentar problemas registrando consumo incorreto de água.

A Sanesul passou a notificar consumidores depois de analisar os hidrômetros recolhidos, alegando que os medidores haviam sido fraudados.

A empresa impôs a multa compulsoriamente, sem permitir o direito de defesa do consumidor. Na época houve um acordo verbal entre Procon, Defensoria Pública e Sanesul para suspensão dos cortes no fornecimento de água até que se analisassem as reclamações.

Porém, a empresa responsável pelo abastecimento deu continuidade aos cortes sem proporcionar aos consumidores direito de defesa, aumentando as reclamações para mais de 500.

A Defensoria Publica de Mato Grosso do Sul orienta todos os consumidores lesados a procurarem no prazo de 60 dias a Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, no Fórum da Capital, para ingressarem com o pedido de reembolso.

Nos siga no Google Notícias