ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Após incêndio, Olarte pede vistoria em UTR para melhorar segurança no local

Flávia Lima | 10/08/2015 11:41
Representantes da prefeitura estiveram na manhã desta segunda-feira na UTR para averiguar danos. (Foto:Divulgação)
Representantes da prefeitura estiveram na manhã desta segunda-feira na UTR para averiguar danos. (Foto:Divulgação)

Após o incêndio ocorrido na noite de sábado (8) na Usina de Triagem de Resíduos, no bairro Dom Antônio Barbosa, o prefeito Gilmar Olarte (PP), solicitou ao diretor-presidente da Funsat (Fundação Social do Trabalho), Cícero Ávila, e ao diretor-presidente da Planurb, Marcos Cristaldo, para que fossem até o local averiguar os danos e fazer as primeiras avaliações.

Cícero Ávila solicitou ao presidente da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis nos Aterros Sanitários, Daniel Obelar, que fosse até a delegacia registrar Boletim de Ocorrência para que a polícia comece a investigar o caso o mais rápido possível.

Segundo informações dos próprios trabalhadores do local, a UTR sofreu tentativa de invasão por duas vezes nessa semana e os prejuízos causados peloincêndio de sábado foram estimados em R$ 50 mil. “Estamos entristecidos com o fato. O incêndio de sábado pode ter sido criminoso ou acidental, precisamos aguardar o laudo técnico, uma vez que, de acordo com os próprios trabalhadores, tentaram entrar aqui por duas vezes essa semana”, comentou Ávila.

O diretor-presidente da Funsat informou ainda que, a pedido do prefeito, irá solicitar o apoio do secretário de Segurança Pública para apurar o caso.

De acordo com o diretor-presidente do Planurb, Marcos Cristaldo, ainda essa semana, as equipes da Funsat, Planurb e demais secretarias vão se reunir com o prefeito e trabalhadores das cooperativas que atuam no local para que em comum acordo, encontrem uma solução para minimizar o problema, uma vez que, segundo a cooperativa, o material que estava estocado era acumulado desde o início do ano.

Os resíduos são guardados como uma reserva técnica para as despesas de final de ano, como o pagamento do décimo terceiro salário das famílias.

“Estamos fazendo todo um processo de transição do lixão para a UTR, de uma maneira muito democrática, discutida amplamente com os trabalhadores aqui do lixão e das cooperativas, vamos manter esse mesmo ritmo no sentido de não deixá-los a mercê da sorte”, ressalta Ávila.

Nos siga no Google Notícias