ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Após operação da Polícia Federal, diretor do HU é afastado por 60 dias

Aline dos Santos | 20/03/2013 12:10
José Carlos Dorsa foi afastado pela Justiça. (Foto: Simão Nogueira)
José Carlos Dorsa foi afastado pela Justiça. (Foto: Simão Nogueira)

A Justiça Federal afastou por 60 dias o diretor geral do HU (Hospital Universitário) de Campo Grande, José Carlos Dorsa Veira Pontes. Ontem, o hospital foi alvo da operação Sangue Frio, que investiga denúncias de contratos suspeitos, superfaturamento, corrupção e formação de quadrilha.

Hoje, a portaria 264 - assinada pela reitora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Célia Maria Correa Oliveira – oficializou o afastamento por força de decisão judicial. A mesma ordem levou ao afastamento, também por 60 dias, de Alceu Edison Torres. Ele é gestor de contrato com os terceirizados.

No caso de Alceu, a reitora o colocou à disposição da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e do Trabalho. A Justiça também afastou dois servidores terceirizados, que ocupavam cargo de confiança. Os nomes não foram divulgados.

Ontem, o Campo Grande News entrou em contato com José Carlos Dorsa, mas ele relatou que estava fora de Campo Grande e não quis comentar a operação. O CRM/MS (Conselho Regional de Medicina) vai abrir processo disciplinar para investigar a conduta dos médicos.

Na operação da PF (Polícia Federal), também foram cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do médico Adalberto Abrão Siufi, diretor-geral do Hospital do Câncer e ex-diretor do setor de oncologia do HU. Ele chegou a ser preso por porte ilegal de arma. Mas foi liberado após pagar fiança de R$ 30 mil.

No Hospital Universitário, são investigados fraudes em licitações, corrupção passiva, desvio de dinheiro público e superfaturamento em obras. Já o Hospital do Câncer é suspeito de servir como fachada para desvio de dinheiro público. A unidade oferece tanto atendimento privado quanto pelo SUS(Sistema Único de Saúde) e é administrada pela Fundação Carmem Prudente.

Nos siga no Google Notícias