ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Aprovada mudança que amplia área de atuação de guarda Municipal

Viviane Oliveira e Luciana Brazil | 25/10/2012 14:47
Foi aprovada por unanimidade a proposta de emenda que modifica o artigo 81. (Foto: Minamar Júnior)
Foi aprovada por unanimidade a proposta de emenda que modifica o artigo 81. (Foto: Minamar Júnior)

Foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal desta quinta-feira (25) a proposta de emenda que modifica o artigo 81 da Lei Orgânica do município, ampliando a área de atuação dos guardas municipais. Com a mudança, eles vão passar a cuidar e proteger também a integridade física da população campo-grandense.

De acordo com o vereador Marcos Alex (PT), autor do projeto, essa alteração significa segurança física do cidadão e pode ser entendida como um reforço ao serviço que é feito pela Polícia Militar.

“Todos foram favoráveis para que alteração fosse feita. Agora, por exemplo, os guardas podem ajudar na ronda escolar e em terminais rodoviários”, disse Alex.

Para o presidente da associação dos guardas municipais, Hudson Pereira Bonfim, 33 anos, a votação de hoje demonstra o comprometimento do poder público com a população. “Nós já fazíamos há muito tempo esse serviço, a diferença é que agora estamos amparados pela lei”, destaca.

A próxima luta da categoria, afirma, é aumento de salário. O plano de cargos e remunerações já está incluído no orçamento, que será definido pelo próximo prefeito. “Hoje a formação para ingressar na guarda municipal é o ensino fundamental, porém a classe já está preparada para que essa exigência mude para o ensino superior”, afirma.

Segundo o presidente, essa mudança vai aumentar os requisitos para que a categoria lute por melhores salários. “A guarda vai ampliar a segurança da cidade”, finaliza o vereador Alex.

Guarda municipal há 3 anos, Ronildo Sales, 32 anos, disse que o resultado da votação de hoje significa melhores condições de trabalho e salário. “Antes não podíamos fazer nada pela população antes de acionar a PM”.

Próximo passo - No mês passado, a prefeitura de Campo Grande anunciou que a Polícia Militar vai ceder armas para a Guarda Municipal. Os policiais vão receber pistolas e os revólveres serão cedidos à prefeitura.  O próximo passo será a legalização do armamento, solicitada ao Exército.

A última etapa já formalizada com o comando da Polícia Militar consiste na seleção e treinamento dos guardas para uso de armamento. Para isso, será necessária a capacitação por meio de curso de tiro e a avaliação psicológica dos selecionados. A Guarda Municipal tem efetivo de 1.300 pessoas.

Nos siga no Google Notícias