ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bernal adia reunião com promotor que selaria reajuste para professores

Thiago de Souza | 02/03/2016 17:16
Paulo Pedra disse reajuste dos professores está condicionado a reunião com MPE. (Foto: Simão Nogueira)
Paulo Pedra disse reajuste dos professores está condicionado a reunião com MPE. (Foto: Simão Nogueira)

O prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), não foi à reunião com promotores do MPE (Ministério Público Estadual), encontro que ele mesmo definiu como fundamental para encaminhar campanha salarial dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino). A conversa seria sobre o futuro de contratos milionários – e considerados irregulares – com a Omep (Organização Mundial paraEducação Pré-Escolar) e a Seleta (Sociedade Caritativa e Humanitária).

A expectativa, com base no que o próprio prefeito disse esta semana, é de que a decisão tomada nesse encontro selaria o reajuste dos professores da Reme (Rede Municipal de Ensino), que pedem aumento de 11,36% mais o índice de 13,01% relativo a 2015 que não foi pago. 

Segundo a assessoria do prefeito, a reunião não pode ser realizada por "questão de agenda". O secretário municipal de Administração, Ricardo Ballock, que também participaria do encontro, protocolou novo pedido de reunião ao MPE.

O secretário de Governo do Município, Paulo Pedra, disse, durante assinatura de convênio entre a Secretaria de Educação e a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcioinais), na tarde desta quarta-feira (2), que, qualquer decisão a respeito de reajuste está condicionado a essa reunião.

Pedra ressaltou que o convênio firmado com a Omep e a Seleta representa percentual alto na folha de pagamento da Prefeitura, e que um possível cancelamento desse compromisso renderia uma economia para o executivo, o que permitiria negociar com os professores.    

O secretário disse que o montante pedido pelos professores “é plausível”, mas não adianta promover um reajuste sem ter condições de cumprí-lo meses depois. “É preciso ter planejamento para que tudo aquilo que for proposto ao servidor seja pago”, pontuou.

Os professores, em reunião com o prefeito, na segunda-feira (29), ouviram a promessa de que até quinta (3) uma proposta seria apresentada pela Prefeitura. Já o MPE tenta, desde 2011, fazer com que o Município rompa os contratos com a Omep e a Seleta, após encontrar neles, entre outras coisas, pagamentos considerados abusivos e até funcionários fantasmas.

Nos siga no Google Notícias