ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha gratuita oferece exames e orientações sobre o câncer em cães

Elci Holsback | 26/11/2016 14:53
Exames e orientações serão gratuitas (Foto: Divulgação/Uniderp)
Exames e orientações serão gratuitas (Foto: Divulgação/Uniderp)

Para orientar a população sobre os riscos do câncer no aparelho reprodutivo dos cães, o curso de Medicina Veterinária da Uniderp realiza gratuitamente neste domingo (27) das 14h às 20h, no Bosque dos Ipês, a ação Novembro Azul Pet. Durante as avaliações, acadêmicos e professores esclarecem dúvidas sobre os sintomas do aparecimento de tumores, as consequências da doença, os benefícios da castração do macho, e ainda realizam exame de palpação nos animais.

De acordo com a coordenadora da iniciativa, a médica veterinária Natalia Yoshioka De Vidis, a incidência de doenças sexualmente transmissíveis em cães é de 50%, variando de acordo com a estação do ano. Dos casos de câncer de próstata diagnosticados em animais domésticos 90% atinge os cachorros. "No mês de prevenção ao câncer de próstata, é importante que a população também fique atenta aos pets. Diferente do homem, os machos da população canina possuem maior incidência de tumores no testículo e no pênis e quanto mais cedo as doenças forem descobertas, maior é a chance de cura", alerta.

Quem não puder levar seu cachorro à ação, pode participar da ação que contará ainda com orientações por meio de banners, maquetes e dos profissionais que vão ensinar como perceber sinais clínicos da presença de tumores nos animais. 

Nos siga no Google Notícias