ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Caravana faz 800 cirurgias da catarata no último dia de demanda espontânea

Ricardo Campos Jr. e Caroline Maldonado | 11/06/2016 10:18
Oftalmologia foi a especialidade mais procurada na Caravana da Saúde (Foto: Alcides Neto)
Oftalmologia foi a especialidade mais procurada na Caravana da Saúde (Foto: Alcides Neto)
Maria foi acompanhar o marido que vai fazer a segunda cirurgia de catarata (Foto: Alcides Neto)
Maria foi acompanhar o marido que vai fazer a segunda cirurgia de catarata (Foto: Alcides Neto)

Cerca de 800 pacientes devem fazer cirurgia nos olhos e passar por consultas médicas neste sábado (11), último dia de atendimento da demanda espontânea (sem agendamento prévio) da Caravana da Saúde. A estrutura está montada no Hospital Regional do Estado desde o dia 6 de junho e a partir de agora serão feitos com hora marcada.

Os portões foram abertos às 5h, mas várias pessoas madrugaram e alguns pacientes chegaram 3h30. Estão atendendo o público cinco médicos, três cirurgiões e dois anestesistas.

A aposentada Maria Aparecida Pinheiro, 69 anos, foi acompanhar o marido de 74 anos que vai fazer a segunda cirurgia de catarata. “Esse povo é nota dez, eles são delicados, alegres com todo mundo, não importa se é idoso, se é novo, se é bonito, se é feio”, opina a idosa.

Ela também foi uma das pacientes atendidas pela ação do Governo Estadual, quando ele ainda estava sendo feito no Albano Franco, e deve passar por consultas de retorno para checar os resultados da operação.

Maria conta que não chegou a entrar na fila do SUS para o procedimento porque a equipe do posto de saúde que diagnosticou a doença não fez os encaminhamentos necessários e como não tinha dinheiro para bancar a cirurgia, decidiu não sair em busca de atendimento.

Além de Campo Grande, a Caravana está atendendo pessoas de Sidrolândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, São Gabriel do Oeste e outras cidades. Terciliana de Souza, 79 anos, por exemplo, é de Paraíso das Águas e foi trazida à Capital por um ônibus fretado pela prefeitura daquele município.

“Estou tranquila, o médico já explicou que eu não vou sentir dor”. Ela tem catarata e glaucoma há mais de dois anos. Ela chegou a começar o tratamento na cidade onde ela mora, mas como era particular ficou caro e ela parou. Ela chegou a recorrer ao SUS há mais de um ano e não teve retorno para fazer a cirurgia.

Além dos oftalmologistas, especialidade mais procurada na Caravana da Saúde, estão sendo feitas também consultas nas áreas de neurologia, ortopedia, dermatologia, endocrinologia e urologia. Em todo o programa foram mais de 13 mil atendimentos dessas especialidades, além dos retornos.

Um dos coordenadores do programa, o médico Estevão Barbosa diz que o governo pode prorrogar os atendimentos dessas especialidades se houver necessidade, já que a ideia da ação é atender a todos sem deixar filas para trás. “Vamos atender retorno também e fazer os exames necessários de quem está consultando para não sobrecarregar o SUS”, pontua.

Nos siga no Google Notícias