ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Centro de Educação Infantil Zedu realiza exposição no Norte Sul Plaza

Edmir Conceição | 28/09/2011 18:58

O Centro de Educação Infantil irá oferecer oficinas gratuitas para crianças de 3 a 10 anos.

Nesta quinta-feira, dia 29, o Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI ZEDU) faz o lançamento exposição “Rabiscos e Cores”. A mostra reúne telas pintadas por crianças com idade entre 6 meses e 5 anos e retratam o primeiro contato com as artes plásticas. São 300 telas em que foram utilizadas técnicas com tinta guache, areia, massa corrida, gesso, entre outras, pintadas pelos alunos durante as aulas de artes. Ao longo do ano letivo, as crianças estudaram a obra e a vida de quatro artistas do Mato Grosso do Sul: Isaac de Oliveira, Humberto Espíndola, Lúcia Barbosa e Nelly Martins. Através dos quadros desses artistas, as crianças aprenderam a observar, a apreciar a estética, a desenvolver senso crítico e, ainda, a utilizar cores e a aprimorar traços. No final do processo de aprendizagem, os alunos passaram a utilizar todo o conhecimento que adquiriram e a criaram suas próprias telas.

De acordo com a arte-educadora que orientou as crianças, Paola Grison, essas atividades propiciam muito mais que o desenvolvimento intelectual, o refinamento da coordenação motora ou o incentivo do lúdico na criança. Para ela, “a arte, como instrumento pedagógico, é veículo de expressão magnífico, porque no espaço de uma tela a criança se permite falar de si e do universo em que está inserida com plena liberdade”.

Isaac de Oliveira, artista baiano radicado em Campo Grande há 33 anos e um dos que tiveram sua obra estudada pelas crianças, conta que descobriu o traço e o desenho na mesma faixa etária desses alunos, aos 4 anos. Por isso, acredita que essa iniciativa, hoje comum nas séries iniciais do ensino brasileiro, abra a oportunidade para que, como ele, outras crianças encontrem na pintura uma profissão no futuro.

“Isso também representa um grande passo para a formação de público de artes plásticas no estado e no país, porque daqui a 20, 30 anos, teremos novos consumidores de obras de arte e, quem sabe assim, cada vez mais artistas possam se manter com a comercialização de suas obras, o que é raro atualmente”.

Esta é a primeira vez que os alunos do CEI Zedu têm a oportunidade de expor seus trabalhos para observação pública. Para a diretora da instituição, Graziela de Brito Napi, “é uma grande oportunidade para os nossos alunos e nossos professores, valoriza o esforço pedagógico e a sociedade pode avaliar seus resultados. Só temos a agradecer ao espaço que nos foi cedido e torcer para que essa iniciativa torne-se um projeto permanente, para que outras escolas possam participar”.

O Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad tem metodologia de ensino diferenciada e é referência para o ensino público sul-mato-grossense. A instituição fica no Parque dos Poderes e atende filhos e filhas de servidores públicos estaduais.

Oficinas e Coral Infantil - Outra opção de lazer, serão as oficinas de desenho com canetinha, lápis de cor, giz de cera, cola colorida, dobradura, pintura, recorte e colagem para crianças de 3 a 10 anos. A atividade é gratuita, aberta ao público, e será realizada durante o horário de funcionamento do shopping.

Além de prestigiar as obras dos jovens artistas, o público está convidado a prestigiar o talento dos cantores mirins do coral da Escola Estadual Professora Maria Rita de Cássia Pontes Teixeira, com a regência do maestro Edson Aspet de Azambuja. No repertório, músicas de consagrados compositores como Vinícius de Moraes, Tchaikovsky, The Beatles e Celine Dion. A apresentação do coral será na sexta-feira, dia 30, às 19 horas.

Nos siga no Google Notícias