ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Colégio Militar e escola municipal têm as melhores notas do Ideb, na Capital

Nadyenka Castro e Viviane Oliveira | 14/08/2012 20:44

Escolas superaram a meta estabelecida para o Ensino Fundamental nas séries iniciais e finais

Colégio Militar de Campo Grande está entre as escolas que tiveram as maiores notas. (Foto: Divulgação)
Colégio Militar de Campo Grande está entre as escolas que tiveram as maiores notas. (Foto: Divulgação)

O Colégio Militar de Campo Grande e a Escola Municipal Geraldo Castelo tiveram as melhoras notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), em 2011. Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) nesta terça-feira.

A Escola Municipal Geraldo Castelo teve a melhor nota das séries iniciais do Ensino Fundamental entre as unidades de ensino da Capital: 7,4; a meta era 6,2. Já a maior nota das séries finais do Ensino Fundamental é do Colégio Militar: 6,9, com meta 6,7.

Os dados do MEC levam em consideração a taxa de aprovação e a do desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) a cada dois anos.

A média geral da Capital, que leva em conta as notas de todas as escolas avaliadas foi de 5,6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental, cuja meta era 4,8. O desempenho foi melhor do que em 2009, quando foi registrado 5,1.

Séries iniciais - O levantamento do MEC aponta que entre as escolas estaduais as escolas José Maria Hugo Rodrigues e São Francisco tiveram as maiores notas: 6,2. A meta de ambas era 5,4. Já a menor nota foi da escola José Ferreira Barbosa: 3,1. A meta era 4.

Entre os colégios municipais a maior nota foi da Geraldo Castelo e a menor das escolas Padre Heitor Castoldi e Darthesy Novaes Caminha. A nota destas duas foi 4,8 e a meta era 5,1.

Séries finais - Conforme dados do MEC, entre as escolas estaduais a maior nota ficou com a Escola Estadual Luisa Vida Borges Daniel: nota 5,9 e meta 4,9.

As duas menores notas foram das escolas Lino Villacha e 11 de Outubro: 2,3. A diferença é a meta de cada uma. A primeira era de 3,6 e a segunda 3,4.

Já entre as municipais a Leovegildo de Melo teve a maior nota: 6. Não foi estabelecida meta para o colégio. As escolas João de Paula Ribeiro e José Rodrigues Benfica alcançaram 5,9. A meta da primeira era 4,5 e, da segunda, 5,1.

A menor nota na rede municipal de ensino é da Escola Municipal Professora Leire Pimentel de C. Correa: 3,8. A meta era 4,5.

O objetivo do Ideb é fomentar a melhoria da qualidade do ensino para que o país atinja a nota 6 para as séries iniciais do ensino fundamental até 2022, bicentenário da Independência.

Em 2005, o Ideb aferido para os anos iniciais foi 3,8. Em 2007, subiu para 4,2, em 2009, para 4,6, e agora chegou aos 5 pontos. Em todas as edições, as médias nacionais superaram as metas estabelecidas para o período.

Nos siga no Google Notícias