ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Convênio com Hospital do Câncer de Barretos diminuirá fila por exames

Alan Diógenes e Zana Zaidan | 11/04/2014 19:02
Prefeitura firmará convênio com instituição no dia 04 de maio. (Foto: Cleber Gellio)
Prefeitura firmará convênio com instituição no dia 04 de maio. (Foto: Cleber Gellio)

O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP) visitou na tarde desta sexta-feira (11) o Hospital do Câncer de Barretos, localizado no bairro Aero Rancho, em Campo Grande. O objetivo da visita foi conhecer as instalações antes da prefeitura firmar o convênio com a instituição no dia 04 de maio. A parceria vai diminuir a demanda do atendimento de prevenção ao câncer de mama na Capital.

De acordo com Gilmar Olarte, as primeiras ordens de serviço que recebeu quando assumiu a gestão da cidade, foi em relação ao Hospital do Câncer de Barreto. Para ele, quanto mais instituições se unirem à prefeitura, melhor será o atendimento para a população. “As instituições juntas diminuirão a demanda da saúde em Campo Grande. Pretendemos resolver o problema da espera nos centros de saúde”, destacou.

Segundo a coordenadora administrativa do hospital, Flavia de Almeida Marques, a diretoria do hospital procurou a prefeitura no ano passado, mas o ex-prefeito Alcides Bernal (PP) disse que não tinha interesse em colaborar a instituição. “Apenas três meses antes de o prefeito ser cassado, o então secretário de saúde Ivandro Fonseca nos procurou. Não houve tempo hábil para acertar a parceria”, informou.

O Hospital do Câncer tem condições de realizar 50 mamografias e 100 exames de papanicolau, por dia. Além disso, o centro médico conta com apoio da carreta que faz o atendimento itinerante atingindo o mesmo número de exames realizados. O veículo estava estacionado até o momento, pois não havia parcerias que pudessem agilizar os atendimentos.

Conforme o secretário de Saúde, vereador licenciado Jamal Salém, sem a parceria entre a prefeitura e o hospital, os médicos dos centros médicos públicos da Capital, não podem encaminhar os pacientes para o local. “Hoje existem pacientes que ficam seis meses na fila de espera esperando para marcar um exame de mamografia”, pontuou.

No dia 05 de maio, após o convênio com a prefeitura ser firmado, os especialistas já poderão encaminhar os pacientes ao Hospital do Câncer de Barretos. A partir deste dia, a carreta itinerante vai iniciar o atendimento nos bairros Moreninhas. Ainda não foi divulgado o cronograma de bairros a serem atendidos pelo serviço itinerante, nem quanto tempo o veículo vai permanecer em cada bairro.

Agentes comunitários da prefeitura já começaram a ser capacitados para fazer avisar a população sobre o atendimento no hospital e onde a carreta irá estar. Primeiramente 40 agentes divulgarão o serviço nas Moreninhas. Ao todo, 1200 agentes atenderão a Capital.

Recursos – O secretário de saúde afirmou que o recurso destinado ao Hospital do Câncer de Barretos não tinha sido incluído no orçamento deste ano, por isso a prefeitura não teve como repassar a verba de imediato. No ano que vem, a previsão é que a instituição receba da prefeitura; R$ 2,1 milhões por meio do Ministério da Saúde.

Atualmente o hospital sobrevive com verbas vindas da matriz. A família do pecuarista Antônio Moraes, fundador do hospital, doa por mês a quantia de R$ 135 mil para a instituição, mas a doação se encerra em agosto deste ano. “Depois desta data, vamos ter que fazer campanhas com artistas para arrecadar recursos, pois os exames que realizamos são todos gratuitos. Não recebemos nada por eles”, comenta a coordenadora de captação de recursos do hospital, Julia Cristina Leite.

Unidade têm capacidade de realizar 50 mamografias e 100 exames de papanicolau. (Foto: Cleber Gellio)
Unidade têm capacidade de realizar 50 mamografias e 100 exames de papanicolau. (Foto: Cleber Gellio)
Secretário de saúde diz que pacientes esperam 6 meses para marcar exame. (Foto: Cleber Gellio)
Secretário de saúde diz que pacientes esperam 6 meses para marcar exame. (Foto: Cleber Gellio)
Nos siga no Google Notícias