ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Cuidadora confirma que idoso morreu após receber medicamento errado

Filipe Prado | 10/09/2014 18:48
Elza percebeu que algo estava errado durante a infusão do medicamento (Foto: Marcelo Calazans)
Elza percebeu que algo estava errado durante a infusão do medicamento (Foto: Marcelo Calazans)

Em 1h30 de depoimento 1ª Delegacia de Campo Grande, a cuidadora Elza de Oliveira, 55 anos, que acompanhou Adolfo Coelho de Souza, 82, durante a internação da Santa Casa, afirmou que o paciente recebeu o medicamento errado. O idoso morreu no dia 29 de agosto após recebeu uma medicação em 120 minutos, que deveria ser dada gradativamente em cinco dias.

De acordo com Elza, o bipe, que identificava a velocidade da infusão do medicamento, estava em uma velocidade muito maior do a do outro paciente que estava no quarto. “Vi que estava rápido, suspeitei, então perguntei para a enfermeira, que me falou que estava normal”, apontou.

“A enfermeira disse que eles não poderiam mexer na máquina, somente o pessoal da Oncologia”, completou Elza. A cuidadora foi contratada para trabalhar durante cinco dias, das 19h até ás 7h, mas precisou ficar 17 dias.

A delegada Ana Claúdia Medina explicou que a cuidadora cronometrou o intervalo dos bipes e comparou as máquinas de infusão. “Chamava muito a atenção dela. Ela disse que era visível que algo estava errado”, comentou.

Agora, conforme a delegada, os laudos e os prontuários médicos, assinados por Henrique Ascenço, estão sendo esperados para a convocação das próximas oitivas.

A 1ª DP também apura as mortes de Carmen Insfran Bernad, Norotilde Araújo Greco e Maria da Glória Guimarães. A três faleceram após tratamento de quimioterapia realizado na Santa Casa.

O serviço era feito por uma empresa terceirizada, que teve o contrato rompido, logo depois de os óbitos virem à tona. Ainda por causa das mortes, a Santa Casa anunciou que vai interromper os serviços de oncologia.

Nos siga no Google Notícias