ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Defensoria apura problemas na passagem de ônibus para estudantes

Entre denuncias está o não fornecimento do cartão de gratuidade para alunos da educação infantil

Yarima Mecchi | 20/02/2017 12:43

A Defensoria Pública do Estado abriu um PAP (Procedimento para Apuração Preliminar) para apurar irregularidades na confecção, entrega e modo operante dos cartões de estudantes para entrada gratuita nos ônibus. O Extrato da Portaria foi publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (20).

No texto consta que a portaria busca 'comprovar a ameaça ou a lesão ao interesse ou direito fundamental coletivo ou individual ' dos estudantes. De acordo com a defensora Regina Célia Rodrigues Magro, diversas denuncias individuais foram feitas.

"Vamos tentar resolver alguns problemas com relação ao passe estudantil. Um dos problemas é para alunos da educação infantil, eles não tem direito ao passe. Só fornecem a partir do primeiro ano do ensino fundamental. Muitas vezes os pais não conseguem escola perto de casa e queremos o direto ao passe com para o acompanhante e os alunos, que não tem como ir sozinhos", declarou.


Para comprovar as irregularidades o órgão pretende obter informações com oitivas, certidões, laudos e relatórios. Segundo a publicação, será apurado o afastamento dos estudantes da limitação do período de requerimento do benefício; da restrição da isenção a uma única escola; flexibilização do itinerário para considerar o local de estágio ou emprego do estudante trabalhador.


"Tem estudantes que não conseguem incluir o trajeto do local de trabalho para a escola ou faculdade ou então ao contrário, da escola para o trabalho. Vamos apurar essas irregularidades e cobrar da prefeitura", destacou.


Ainda com base na publicação, a portaria deve investigar a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), a Assetur (Associação das Empresa de Transportes Coletivos Urbanos) e a Prefeitura de Campo Grande.


Outro problema que será apurado pela Defensoria é a data limite para o requerimento da passagem de ônibus. De acordo com Regina Célia, a prefeitura limitar para até o dia 10 de março. "Pode acontecer do pai vender o carro, a mãe perder o emprego após esse prazo e o aluno vai precisar ir de ônibus, então tem que aumentar o prazo. Deixa o ano todo é o ideal", afirmou.

Nos siga no Google Notícias