ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Depois de velocidade e álcool, blitz mira celular para reduzir acidentes

Michel Faustino | 23/09/2014 17:59
Número de notificações aumentou este ano. (Foto: Alessandro Martins)
Número de notificações aumentou este ano. (Foto: Alessandro Martins)
Comandante da BPTran ressalta que uso indevido do celular é responsável por ocasionar pequenos acidentes. (Foto: Alessandro Martins)
Comandante da BPTran ressalta que uso indevido do celular é responsável por ocasionar pequenos acidentes. (Foto: Alessandro Martins)

Depois de realizar blitze para coibir o excesso de velocidade e o tráfego de motoristas embriagados, policiais da BPTran (Batalhão de Polícia Militar de Trânsito) em conjunto com a Policia Federal, e Agetran (Agência Municipal de Regulação de Transito) realizaram, na tarde de hoje (23), uma operação especial em toda a extensão da Avenida Afonso Pena e na Avenida Rubens Gil de Camilo no bairro Chácara Cachoeira para flagrar motoristas que trafegam fazendo o uso indevido de celular. Todas as ações que se iniciaram na quinta-feira passada, dia 18, são em alusão a Semana do Transito.

Dados do BPTran  de Mato Grosso do Sul apontam que o uso indevido de celular por condutores de veículos automotores é um dos principais responsáveis por ocasionar pequenos acidentes.

De acordo com o tenente-coronel Jonildo Theodoro, comandante do BPTran,  no ano passado 1.304 motoristas foram notificados por fazer uso do celular enquanto trafegavam em vias públicas. Esse número vêm aumentando significamente. Segundo ele, de janeiro até agora 1.412 motoristas já foram notificados. Quem dirige utilizando celular comete infração no artigo 252 do Código de Trânsito, perde quatro pontos na carteira e paga multa de R$ 85,12.

O comandante ressalta que o uso do celular é responsável em sua maioria por pequenos acidentes. “Hoje há uma banalização muito grande do uso do celular. Todo mundo têm um. E o uso do celular, seja para ligação ou para mensagem, é um dos principais fatores responsáveis por tirar a atenção dos motoristas que em fração de segundos podem se distrair ocasionando acidente”, disse.

Jonildo diz ainda que nas ações que estão sendo realizadas desde o dia 18, há uma incidência muito grande de condutores sem habilitação, principalmente motociclistas. Segundo Jonildo, 15% dos motociclistas que são parados em fiscalizações como a realizada hoje não possuem habilitação e ou estão com o documento do veículo atrasado.

“Infelizmente há uma incidência muito grande de condutores sem habilitação e isso é preocupante, porque a maioria dos acidentes é provocado por imperícia”, disse.

Conforme o comandante, as ações em alusão a Semana do Transito serão realizadas até quinta-feira (25).

Nos siga no Google Notícias