A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

24/10/2016 06:40

Do Infantil ao Ensino Médio, Montessori fez 36 anos com 1º lugar no Enem

Informe Publicitário
Pioneira e única na Capital a seguir a filosofia montessoriana, a Escola Maria Montessori fez 36 desde sua fundação. (Foto: Alcides Neto)Pioneira e única na Capital a seguir a filosofia montessoriana, a Escola Maria Montessori fez 36 desde sua fundação. (Foto: Alcides Neto)

Constituída para ensinar os filhos, hoje o Colégio Montessori já está na segunda geração de muitas famílias de Campo Grande. Pioneira e única na Capital a seguir a filosofia montessoriana, da Educação Infantil ao Ensino Médio, são 36 anos desde a sua fundação e o destaque, em 2016, vai para primeiro lugar do Estado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Fundadoras, diretoras, professoras, mães e amigas entre si, Eliza e Sheila criaram a escola em 1980 e iniciaram as atividades no ano seguinte. "Começamos a escola para atender nossos filhos, eu já tinha três, a Eliza também e como mães, nós queríamos o melhor. Já montamos a escola dentro do Sistema Montessori", conta Maria Sheila Oliveira Saldanha.

Professoras, elas pesquisaram e encontraram na filosofia o que iria melhor atendê-las. "Queríamos uma escola que realmente proporcionasse essa formação integral e ficamos apaixonadas pelo Sistema", recorda Eliza Augusta Nunes Dias de Pinho.

Diretoras e fundadoras, Sheila e Eliza na sala de matemática. (Foto: Alcides Neto)Diretoras e fundadoras, Sheila e Eliza na sala de matemática. (Foto: Alcides Neto)

O começo da escola foi na esquina das ruas 13 de Junho e Abrão Júlio Rahe, com a Educação Infantil e ano a ano, era acrescido uma série do Fundamental I. Os anos do Fundamental II vieram em 1986 e em seguida, o Ensino Médio.

"Ainda hoje, no mundo todo, o sistema montessoriano atende às necessidades da sociedade moderna, pois seus valores são muito fortes e proporcionam uma filosofia de vida que acolhe bem as aspirações do cidadão atual", explicam as professoras.

Quando se fala tanto em cidadania, respeito e solidariedade, é isso que os alunos aprendem, desde pequenos em sala de aula, vivenciando essas questões o tempo todo.

"O ambiente é o princípio fundamental do Montessori, porque ele é todo preparado para a criança desenvolver sua aprendizagem, responsabilidade, independência e liberdade. Por isso, o princípio é vivenciado e não imposto e isso segue até os maiores", descreve Eliza.

A metodologia é adaptada conforme a idade e as necessidades do educando. "O método tem mais de 140 anos, Maria Montessori teve uma grande formação, foi médica, matemática, estudou Psicologia, mas ela não perdeu a essência do respeito pelo outro e criou o que chamamos de educação cósmica, que não é uma religião, e sim a relação do ser com o mundo", explica Sheila.

Salas são agrupadas e os ambientes organizados pelas próprias crianças. (Foto: Alcides Neto)Salas são agrupadas e os ambientes organizados pelas próprias crianças. (Foto: Alcides Neto)

Nos primeiros anos, as turmas são compartilhadas. Diretora, Sheila é quem dirige da Educação Infantil ao quinto ano. "É a minha menina dos olhos, eu vivo para isso, amo o que eu faço e procuro fazer o máximo possível", afirma.

Amplas, as salas são divididas por ambientes e organizadas pelas próprias crianças. "Eles têm liberdade de escolha de material, aqui tem português, matemática, história, geografia e a vida prática, onde eles preparam na cozinha, os lanches".

E as mesmas relações sócio cognitivas que são desenvolvidas nos anos iniciais, os alunos levam para o Ensino Médio. "O ambiente preparado favorece o desenvolvimento de suas relações, conhecimento, como também amplia seu campo de estudo favorecendo excelentes aprovações nas melhores universidades do Brasil", reforça Eliza.

No Enem, além de estar entre as 10 melhores escolas do Estado, neste ano o Colégio Montessori conquistou o primeiro lugar de Mato Grosso do Sul dentro dos indicadores de permanência e porte da escola: "O índice de permanência refere-se aos alunos que entraram no 1º ano do Ensino Médio e ficam até o 3º ano. Nosso índice de permanência na planilha do MEC é de 80 %, que é a culminância da nossa formação", avalia Eliza.

A carga horária da Educação Infantil ao 5º ano são de 4h30, em dois turnos, já do 6° ao Ensino Médio o período é integral.

As matrículas serão abertas no dia 7 de novembro. O Colégio Montessori fica na Rua Abrão Júlio Rahe, 1.110. O telefone é: 3382-7576.

Acompanhe pelo site ou Facebook.

Professoras, mães e amigas Eliza e Sheila abriram escola para seus filhos e hoje estão na segunda geração de muitas famílias da cidade. (Foto: Alcides Neto)Professoras, mães e amigas Eliza e Sheila abriram escola para seus filhos e hoje estão na segunda geração de muitas famílias da cidade. (Foto: Alcides Neto)
O Colégio Montessori fica na Rua Abrão Júlio Rahe, 1.110. (Foto: Alcides Neto)O Colégio Montessori fica na Rua Abrão Júlio Rahe, 1.110. (Foto: Alcides Neto)
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions