ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Dom Dimas lembra crimes bárbaros na celebração da Paixão de Cristo

Graziela Rezende e Viviane Oliveira | 18/04/2014 16:22
Arcebispo comenta sobre casos de violências em MS. Foto: Marcelo Victor
Arcebispo comenta sobre casos de violências em MS. Foto: Marcelo Victor

Arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa se lembrou de casos bárbaros de violência durante a celebração da Paixão de Cristo, na tarde desta sexta-feira (18), em Campo Grande. Ao falar da tragédia envolvendo o empresário Erlon Peterson Pereira Bernal, 32 anos, recente vítima de latrocínio e do menino encontrado morto no RS, ele disse que Jesus também mergulhou nesse mundo para vencer o mal, sendo esta a mensagem que ele nos deixa neste dia.

“A violência e as maldades, tudo isso faz confrontar com o que Jesus sofreu, mergulhando no mundo de pecado com um corpo como o nosso, para vencer com as armas do bem. Esta é a mensagem de hoje, para celebrarmos o amor de Cristo, que morreu pelos nosso pecados”, afirma o arcebispo durante a celebração na Catedral de Santo Antônio, localizada na Avenida Calógeras esquina com a Rua 15 de novembro.

Sobre a época, Dom Dimas explica que os católicos passam pelo chamado ‘centro do ano litúrgico. “É na Páscoa que celebramos os eventos definitivos ou decisivos da vida de Jesus. Na quinta-feira, pela manhã, os padres se reúnem e abençoam os oléos que serão usados ao longo do ano, como aqueles utilizados para a cura dos enfermos e outros”, explica.

À noite, ocorre a celebração da eucaristia e lava-pés. “Hoje é um dia de luto, em que acompanhamos a via sacra de Jesus Cristo e amanhã terminamos o tríduo, que finaliza com uma grande vigília e a páscoa na igreja. Na Perpétuo Socorro, fazemos a celebração da luz, com uma fogueira em frente. Apagamos as luzes do templo, acendemos velas e os fiéis vão entrando aos poucos, proclamando a luz que brilha e que Deus está vivo”, comenta.

“É uma linda passagem, Cristo derrama seu sangue por nós e institui o mistério Páscoa”, emenda. A aposentada Maria Fátima Ferreira de Oliveira, 65 anos, diz que os católicos deixam neste momento o “homem velho”. “As coisas do mau deixamos de lado para nos tornarmos pessoas novas. Nós relembramos todo o sofrimento de Jesus Cristo, das 12h às 15h de hoje. E agora espero o momento em que vou beijar a cruz no altar, é um momento lindo”, diz emocionada.

Já a consultora de vendas Rozemaire Bezen, 46 anos, fala sobre esperança e renovação. “A Páscoa, para mim, é vida nova. Passamos pelos 40 dias da quaresma, em um tempo de reflexão e agora, nesta nova data, renovamos as esperanças e aguardamos um novo recomeço”, finaliza.

Fiéis acompanham celebração. Foto: Marcelo Victor
Fiéis acompanham celebração. Foto: Marcelo Victor
Celebração na igreja Santo Antônio. Foto: Marcelo Victor
Celebração na igreja Santo Antônio. Foto: Marcelo Victor
Nos siga no Google Notícias