ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Em meio à greve e briga com prefeito, Justiça suspende eleição da ACP

Eduardo Penedo | 17/11/2014 23:10
Os educadores estavam na tarde desta segunda-feira preparando a sede da ACP para as eleições que seriam realizadas amanhã(18). (Foto: Alcides Neto).
Os educadores estavam na tarde desta segunda-feira preparando a sede da ACP para as eleições que seriam realizadas amanhã(18). (Foto: Alcides Neto).

Em meio à greve nas escolas municipais e briga por reajuste com o prefeito Gilmar Olarte (PP), a eleição da nova diretoria da ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública), foi suspensa pela Justiça em razão de suposta irregularidades. O pleito deveria ocorrer nesta terça-feira (18) na sede do sindicato. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (17) pelo juiz Alexandre Corêa Leite.

O juiz acatou o pedido de tutela de urgência feita por Roberto Benedito Ferreira que faz parte da “Independente para Fiscalizar”, que aponta supostas irregularidades, na qual a diretoria estaria favorecendo uma das chapas, com envio de correspondências à casa dos associados antes mesmo da inscrição das chapas. "São questões que devem ser dirimidas a fundo por ocasião da instrução do feito, sendo que os fatos narrados na exordial somente serão esclarecidos com a dilação probatória. Entretanto, ante aos indícios concretos de que a chapa do requerente foi prejudicada, é cauteloso suspender o processo eleitoral, a fim de que os interesses de todos os membros do Sindicato sejam resguardados", diz o juiz na decisão.

Ainda segundo ao processo há indícios de que o atual presidente da ACP, Geraldo Gonçalves, teria indicado duas pessoas para presidir a comissão eleitoral. Consta no processo que há denúncias do favorecimento de uma das chapas em detrimento das demais. "Haja vista o envio de correspondências à casa dos associados antes mesmo da inscrição das chapas, enquanto a chapa integrada pelo autor teve acesso à lista dias depois da inscrição. Tais fatos e circunstâncias são hábeis a formar uma convicção inicial acerca da probabilidade do direito do autor, tornando recomendável à concessão da tutela de urgência pretendida", conclui o juiz.

A eleição da nova diretoria do sindicato ocorre em um período conturbado para os educadores que estão em greve desde o dia 7 de novembro deste ano. Os professores exigem o reajuste de 8,46%, que está previsto em lei aprovada em maio do ano passado. No entanto, na sexta-feira, o Tribunal de Justiça concedeu liminar em Ação Direta de Inconstitucionalidade para suspender a lei a pedido do prefeito Gilmar Olarte (PP).

Ele também conseguiu liminar para obrigar 80% dos docentes a voltarem às salas de aula. A ACP (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública) pode pagar multa de R$ 25 mil por dia que descumprir a decisão. A entidade recorreu contra as duas decisões.

Nos siga no Google Notícias