ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Especialistas de SP vão emitir parecer sobre peixes do Aquário do Pantanal

Aline dos Santos | 18/06/2015 11:32
Peixes chegaram a galpões em novembro do ano passado. (Foto: Marcelo Calazans)
Peixes chegaram a galpões em novembro do ano passado. (Foto: Marcelo Calazans)

Analistas ambientais do Cepta (Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais), órgão integrante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e com sede em Pirassununga (SP), vieram a Campo Grande para avaliar a situação dos animais em “quarentena” para povoar o Aquário do Pantanal.

Conforme relatório da empresa Anambi, responsável pelo manejo das espécies, 83% dos peixes comprados pelo governo passado foram perdidos por conta do frio. Desde novembro de 2014, 10.160 peixes morreram.

De acordo com o coordenador do Cepta, José Augusto Senhorini, dois analistas ambientais vieram a Mato Grosso do Sul para análise de projeto técnico científico da Fundect (Fundação de Apoio e Desenvolvimento de Ensino e Ciências e Tecnologia). A fundação coordenou a captura.

Conforme a assessoria de imprensa da Semade (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), o parecer técnico deve ser entregue na próxima semana e nortear as medidas que serão adotadas pela pasta.

Enquanto a obra do Centro de Pesquisa e de Reabilitação da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal, não termina, os peixes foram colocados em galpões na sede da PMA (Polícia Militar Ambiental), no Parque das Nações, em Campo Grande.

O MPE (Ministério Público Estadual) abriu inquérito para apurar irregularidades envolvendo o licenciamento ambiental da obra, a captura, o manejo e a guarda das diversas espécies.

A denúncia foi feita pelo oceanógrafo Hugo Gallo Neto, fundador e diretor-executivo do Aquário de Ubatuba (SP). Para ele, um projeto que deveria servir de exemplo para Brasil em termos de beleza e número de espécies do Pantanal “está virando em matadouro de peixe. Dedico uma vida para os aquários e não consigo ver isso acontecer sem me indignar”, afirmou.

O Ministério Público, em nota à imprensa divulgada na última sexta-feira, 12, declarou que se confirmada oficialmente a morte dos milhares de peixes, medidas cabíveis dentro da esfera de competência do órgão serão devidamente adotadas, inclusive para evitar a mortandade das demais espécies ainda em quarentena. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a empresa Anambi. 

Nos siga no Google Notícias