ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Feira premia melhores projetos tecnológicos estudantis com alunos de 20 cidades

2ª edição do Fetec/MS teve o número 65% maior que a edição de 2011

Helton Verão | 24/10/2012 17:58
Ivo Leite Filho exalta a 2ª edição da feira e apresenta o caderno de resumos com os projetos finalistas (Foto: Rodrigo Pazinato)
Ivo Leite Filho exalta a 2ª edição da feira e apresenta o caderno de resumos com os projetos finalistas (Foto: Rodrigo Pazinato)

Está acontecendo no ginásio do Moreninho, na Capital, a 2ª edição da Fetec/MS (Feira de Tecnologias Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que apresenta os trabalhos finalistas de estudantes do ensino médio, Educação de Jovens e Adultos e educação profissional técnica de nível médio.

A Fetec tem como objetivo estimular novas vocações por meio da realização de projetos criativos e inovadores  e aproximar escolas públicas e privadas das universidades, criando oportunidades de interação espontânea entre os estudantes e professores das escolas com a comunidade universitária para uma melhor compreensão dos papéis das universidades em ensino, pesquisa, cultura e extensão, além de estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas, tendo como preocupação maior a possibilidade de produção científico-tecnológica.

Estudantes de 20 municípios do Estado estão expondo seus trabalhos. Além de grupos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Pará e Paraná e mais dois medalhistas internacionais de olimpíadas tecnológicas pelo mundo, participam como convidados do evento.

Os quatro melhores projetos serão os representantes de Mato Grosso do Sul na Febrace (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia), que acontece na USP (Universidade de São Paulo).

“Os alunos estão se preparando desde o final do ano passado para esta edição. Os projetos são avaliados por pelo menos três pesquisadores e neste ano tem a supervisão do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação”, explica  o coordenador geral do evento, professor Ivo Leite Filho.

O coordenador ressaltou que neste ano o número de finalistas aumentou 65% em relação a primeira edição. Em 2011, foram 82, já neste ano foram 136 projetos na disputa para representar o Estado.

O sucesso da feira foi tanto que neste ano paralelamente está sendo realizada a Fetecc/MS Júnior, com crianças na faixa dos 9 aos 13 anos.

A Fetec/MS acontece até a próxima sexta-feira (26), quando serão conhecido os projetos vencedores.

Nos siga no Google Notícias