A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 02 de Outubro de 2014

12/02/2014 09:29

Fim de Horário de Verão no próximo domingo reacende polêmica antiga

Aliny Mary Dias
No próximo domingo o horário de verão termina (Foto: Cleber Gellio)No próximo domingo o horário de verão termina (Foto: Cleber Gellio)

Quase quatro meses depois do início do Horário de Verão, o período que é de sofrimento para uns e de tranquilidade para outros chega ao fim nas primeiras horas do próximo domingo (16). A polêmica é antiga, mas toda vez que o horário antigo volta a valer a discussão retorna à tona.

Veja Mais
Candidatos do Enem devem ficar atentos ao horário de verão
Primeiro dia de horário de verão será de muito calor e sol em todo Estado

Para o vendedor Edicarlos Vieira, 42 anos, o domingo representa a volta à rotina. “Eu prefiro muito mais o horário antigo porque nesse de verão o nosso corpo não se acostuma, leva tempo e quando estamos nos acostumando volta ao normal”, reclama.

Adepta das pedaladas diárias, a dona de casa Rosane Cristani, 51, explica que com o calor dos últimos dias, o horário de verão ou o antigo não representa muita diferença. Ela é um exemplo daqueles que não se importam com o horário antigo ou o de Verão.

“Tá tão calor ultimamente que não faz diferença nenhuma, com o novo ou o horário velho tá tudo complicado”, explica.

O aposentado Virgolino Alves, 63, afirma que está literalmente contando as horas para o fim do horário de verão. “Não vejo a hora de voltar como era antes, não consigo de acostumar de jeito nenhum com esse horário”.

Entre os que são contra e a favor, há aqueles que não se importam com a mudança (Foto: Cleber Gellio)Entre os que são contra e a favor, há aqueles que não se importam com a mudança (Foto: Cleber Gellio)

O médico cardiologista Luiz Alberto Ovando explica que o fim do Horário de Verão é benéfico para todos. Para ele, o horário especial nem deveria existir.

“É muito ruim, temos que acordar no escuro e isso traz malefícios para o nosso organismo, pois traz tensão e estresse. Sobre a desculpa de que o horário traz economias de energia, sabemos que não é verdade”, completa o médico que lembra sobre a importância de acompanhar o ciclo da claridade e do escuro nas horas de sono.

No próximo domingo, os sul-mato-grossenses precisam atrasar o horário em 1 hora. Em vigor desde o último dia 20 de outubro, o horário de Verão termina na madrugada deste sábado (15) para domingo (16) em Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e o Distrito Federal.

 

Veja Também
Candidatos do Enem devem ficar atentos ao horário de verão
Com o início do horário de verão, no último fim de semana, quem vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deve ter atenção redobrada...
Horário de verão começa na noite deste sábado
Começa na madrugada deste sábado para o domingo (20) o horário de verão em 10 Estados e o Distrito Federal. Para se adequar ao novo horário, os campo...
Energia economizada no horário de verão abastece 60 mil habitantes/ mês
Durante os 119 dias do horário de verão, os consumidores de Mato Grosso do Sul vão economizar 8.700 MWh em energia elétrica. O cálculo foi feito pela...


É uma pena o fim do horário de verão, ele nos aproxima do Brasil!
 
João Dias em 16/02/2014 17:20:08
não sei porque esse povo mexe no que Deus deixou pra nós,esse horário é um sofrimento
e não tem um filho de Deus que termina com isso,quando o relogio começa a aparecer
na globo me da até um arrepio.
Governadores escuta mais o povo,estamos cansados disso tudo.
 
renata hirata em 13/02/2014 06:40:21
Ninguém fala nada da queda do rendimento escolar das crianças que estudam no período matutino. Especialmente porquê, em novembro quando inicia o horário de verão, é o período de provas, onde será decidido quem será reprovado. Alguém já fez um estudo sobre o impacto da mudança de horário sobre esses pequenos estudantes?
 
Adriano Roberto dos Santos em 12/02/2014 18:21:50
Se os vereadores, deputados e etc. tivessem que tomar um ônibus às 6 horas da manhã, ainda na escuridão, em um bairro distante e violento para ir trabalhar, e outro às 6 da tarde com sol a pino em ônibus lotado, teriam extinguido ontem com esse abominável horário de verão.
 
João Pedro em 12/02/2014 17:47:12
Eu não sei quem economiza energia com esse horário, o meu consumo de energia e o mesmo!!!!! conversa pra boi dormir , esse horário é horrivel.
 
surle martins aquino em 12/02/2014 17:26:25
Srs políticos do MS, façam algo pela maioria, acabem com esse odiável horário de verão. É só fazer uma enquete para saber o resultado. Quem tocar esse projeto adiante tem meu voto.
 
João Pedro em 12/02/2014 16:48:35
De que adianta protestar,e nunca vão tirar de nós este horário de verão que é imposto ao povo sem o direito de dizer:NÃO ao horário de verão.
 
antonio costa em 12/02/2014 15:26:23
E o pior que não se vê nenhum politico a defender a população;porque será? porque as pessoas não estão em primeiro lugar. Em alguns estados até PEC contra instalação desse engodo chamado horário deverão; Porque será que de 27 estados só doze seutiizam dele?
Inclusive o Mato Grosso daqui?
 
Anderson Roque em 12/02/2014 14:55:04
esse horario horrivel nunca deveria existir no meu ver nâo faz o menor sentido muito menos economia de energia
 
terezinha de arruda em 12/02/2014 14:54:29
horario de verão não deveria existir aki CG MS noites curtas o calor infernal agente dorme tarde e acorda cedo.Tinha que ser como era antes .os idosos sofre vivem sempre cansado apartir das 18hs nada funciona pra que esse horario só pra gastar mas" água ,energia eletrica ,luz"detesto esse horario de verão
 
Eli santos da Silva em 12/02/2014 14:35:22
O Lineu Silva foi perfeito. O que é ótimo para o governo é péssimo para o povo. No caso do horário de verão, ele é ótimo para quem não trabalha.
 
João Pedro em 12/02/2014 13:41:22
Dizem que este horário gera uma economia significativa de energia só não sei como nem onde , pois com este calor insuportável, preciso abrir mais vezes a geladeira, acender as luzes pela manhã, manter meus ventiladores e ar condicionado ligados. Práticas que dobraram o valor de minha conta de energia.Por, isso, sou a favor do horário antigo.
 
Claudio Araujo em 12/02/2014 13:37:04
Só gosta desse horário de verão quem não pula cedo da cama pra ir trabalha levar filho na escola dentre tantas outras coisas, quem inventou este horário foi para beneficiar a si próprio o trabalhador mesmo fica com cansaço de dormir tarde e levantar cedo, já pra quem não faz nada mesmo o horário é ótimo mais tempo pra ficar atoa enchendo o saco de quem tem o que fazer falei e ta falado.
 
Julio Roque em 12/02/2014 13:17:17
voltamos a viver não consigo acreditar que alguém se acostuma com esse horário horrivel
 
terezinha de arruda em 12/02/2014 13:13:02
Prá quem acorda cedo é horrivel 4, 5 hs as 6 horas está escuro noite fechada mesmo, as crianças saem este horário para escola está escuro,prá quem de carro ou com segurança deve ser bom aí precisa aumentar a segurança. A tarde é bom chego de dia em casa. Mas prefiro o horário normal.
 
MEIRE PEREIRA DE SOUZA em 12/02/2014 12:43:25
como eu acordo 11 horas da manhã pra mim tanto faz.
 
Cyro chan em 12/02/2014 12:41:03
É interessante a falta de bom-senso que se pode averiguar, em se tratando dos esdrúxulos atos tomados pelos nossos governantes - em tela o 'horário de verão'. Acredito que se houvesse uma pesquisa para averiguar quem é a favor e quem é contra, certamente a imensa maioria seria inegavelmente CONTRA a instituição, por uma 'canetada' da mudança de horário, seja para economizar energia ou não - e sabemos que a economia é irrisória, tendo em vista os malefícios à saúde enquanto no período de 'adaptação'; se estes que ai estão para atender os anseios da população, donde: DEMOCRACIA é o governo do povo, pelo povo e para o povo, será que não seria a hora de pelo menos se fazer uma consulta popular: um REFERENDUM.
 
Conceição Muniz em 12/02/2014 12:11:48
Graças a Deus que esse horário idiota vai acabar!Esse horário de verão só é bom p/ quem gosta de ficar mais tempo sem fazer nada, tomando tererê na calçada e cuidando da vida dos outros, ou seja p/ a maioria dos desocupados!Para o trabalhador que rala no dia a dia não é nada bom!
 
João Alves em 12/02/2014 12:07:11
Lamento muito estar acabando o horário de verão, com este horário temos muito mais qualidade vida para com nossos filhos, da para sair do trabalho levar minha filha para andar de bicicleta, brincar no parque ainda com so. É contagiante quando passo em frente ao parque Sóter na saída do trabalho e vejo dezenas de pessoas caminhando se exercitando, isso não é visto com tanta frequência no outro horário.
Na minha opinião este horário deveria ser permanente.
 
Ediane Lima em 12/02/2014 12:02:36
Esse horário de verão me irrita muito, pois as noites são muito curtas. Meu organismo entra em colapso.
 
Nice Soares em 12/02/2014 11:57:12
Embora não muito adepto ao velho Brizola, ele dizia com relação ao governo do momento "O que é bom para eles, não é bom para nós"
continua sendo !
 
lineu silva em 12/02/2014 11:33:56
oba esse horário idiota já esta indo embora!! eu não sei quem foi o idiota que inventou isso com certeza foi esses políticos que elabora esse horário! e tem gente que gosta desse horário! com o novo horário vc descansa mais e com esse vc tem o dia mais longo e ai vc vai fazer muitas coisas que ira te cansar e não terá uma noite longa pra dormir!! os alerta e ainda encontrar pessoas sem noção que gosta. horário de verão vc já vai tardi
 
Amison Matos em 12/02/2014 10:52:35
Ufa, ainda bem, tomara que não volte nunca mais esse horário TERRÍVEL, que de verão não tem nada......
 
LUIZ Santos em 12/02/2014 10:47:33
Ainda bem que esse horário horrível vai acabar, ele é bom para aquela pessoa que não faz nada, que pode dormir até às 12:00 hs, não para um trabalhador que tem que acordar cedo e pegar esses ônibus coletivos lotados, fora que ao sair de casa ainda no escuro sofre sério risco de ser assaltado, um sinto muito prá você que inventou o horário de verão, sinto muito por nós trabalhadores brasileiros.
 
Rose Assis em 12/02/2014 10:35:02
ainda bem que vai acabar esse horario maluco de verao , que na minha opiniao nao economiza nada, so prejudica nosso relogio biologico, alem de ser mais uma imposiçao de guela abaixo , do governo federal, penso tambem que se diminuisem a roubalheira , e legislasse um pouquinho mais a favor do povo e nao contra , o povo como construir meios alternativos de geraçao de energia nao seria mais necessario essa agressividade contra nos e olha que a tendencia e piorar a ecasses de agua , aumento da temperatura , daqui alguns anos com horario de verao sem horario de verao vai, faltar agua luz e talvez ate comida, acorda governantes ainda da tempo de fazer alguma coisa, e olha que na minha opiniao o nosso sofrido pais e uma potencia mundial falta organizaçao .
 
paulo scaffa em 12/02/2014 10:31:38
É preocupante, no horário de verão, quando crianças, jovens, mulheres e até mesmo homens, porque não? têm que sair para a escola ou serviço quando o dia ainda nem clareou, andando quadras para pegar o ônibus ou, às vezes, nem dinheiro para a passagem possuem. Judiação.
 
marcia maria em 12/02/2014 10:29:27
Iuuuhuuulll !!!!! Ebaaaaa, esse horário é muito ruim, eu não consigo dormir cedo, não adianta, não sou como muitas pessoas que é só deitar e dormir, durmo todos os dias à partir das 23:30 ou seja com esse horário à partir 24:30, mas entro as sete da manhã no trabalho, ou seja, são quatro meses perdendo mais ou menos uma hora de sono, isso me estressa, quem deita e dorme realmente não faz diferença, agora mesmo que eu deite as nove da noite não consigo dormir então, estou exausta e o término do horário vai colocar meu sono em dia, porém, na questão da alimentação demora mais para se acostumar e isso é sempre, duas vezes por ano, não há organismo que resista.
 
Ana Lúcia em 12/02/2014 10:05:52
Graças a Deus que já vai terminar esse horário, detesto,por ter que acordar 1 hora mais cedo!Não acostumo com esse horário!
 
LAURA ALEXSANDRA BÍSCARO LABURÚ em 12/02/2014 09:55:20
imagem transparente

Desenvolvido por Idalus Internet Solutions