ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Fórum ambiental não aceita licença para construção de 9º Bcom e recorre à OAB

Alan Diógenes | 07/02/2014 18:23

Membros do Fórum de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul irão se reunir, na próxima terça-feira (11), às 14h, com representantes da OAB (Ordem dos advogados do Brasil) para analisar a licença expedida pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais renováveis) para o CMO (Comando Militar do Oeste) construir o 9º Bcom, que vai ocupar 21,5 dos 360 hectares de uma região do bairro Santo Amaro em Campo Grande.

De acordo com o fórum ambiental, a área não pode ser desmatada, pois possui grande parte da fauna e flora da área urbana da Capital.

O coordenador do fórum Haroldo Martins Borralho afirmou que a licença foi expedida pelo Ibama de Brasília-DF. Ele quer que essa licença seja expedida pelo órgão competente em Campo Grande, no caso, a Semadur (Secretaria municipal de meio ambiente e desenvolvimento urbano). “Quem expediu o documento não foi um órgão de nossa cidade, então queremos reunir toda a papelada para a Procuradoria Federal da República em Campo Grande analisar, ou seja, queremos que os órgãos municipais analisem a autenticidade dessa liberação. Desta maneira se for reconhecido o documento, será liberada a licença prévia e logo após a licença de operação”, comentou.

O CMO chegou a convidar o fórum ambiental para realizar uma visita no local para entender a dinâmica da obra a ser construída, mas o mesmo recusou o convite. “Queremos primeiramente analisar toda a documentação, a necessidade dessa construção e o que ela pode trazer de danos ao meio ambiente para depois pensar em fazer qualquer visita ao local, pois já sabemos que essa área é o pulmão de Campo Grande”, afirmou Haroldo.

O fórum ambiental também pretende pedir uma audiência pública na Câmara de vereadores para discutir um plano de impacto de vizinhança, visto que moradores da região estão preocupados com a área que pode ser desmatada para dar lugar ao novo batalhão do Exército Brasileiro. “Precisamos dessa discussão, pois esse prédio vai ser erguido ao lado de um depósito de pólvora e armamento do próprio Exército. Sem contar que ali em volta residem muitos moradores, ou seja, é um risco tanto para quem vai trabalhar no prédio que será construído como para os moradores ao redor”, destacou Haroldo.

Caso - A construção do 9º Bcom foi motivo de polêmica nesta semana entre ambientalistas e representantes do Exército. De um lado estão os ambientalistas que defendem a área ambiental que pode ser prejudicada pela construção do batalhão, do outro estão os militares que precisam de um setor de comunicação.

Os militares chegaram a procurar o vereador Eduardo Romero (PT do B) que presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Vereadores para ajudar a resolver o impasse, tentativa que foi em vão.

A Prefeitura de Campo Grande também pretende construir na região um hospital e um terminal, ambos do lado oposto da área onde ficará o Bcom. A área que será utilizada forma um quadrilátero, compostos pelas avenidas Euler de Azevedo, Tamandaré, Fernando de Noronha e Presidente Vargas.

Nos siga no Google Notícias