ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Laboratório reforça investigação no combate ao crime organizado

Graziela Rezende | 25/02/2014 11:23
 Tecnologia empregada será da melhor qualidade. Foto: Kleber Clajus
Tecnologia empregada será da melhor qualidade. Foto: Kleber Clajus

A investigação de organizações criminosas complexas, que se utilizam da lavagem de dinheiro para despistar a Polícia, conta agora com um Laboratório de Tecnologia contra este tipo de crime. Na manhã desta terça-feira (25), em Campo Grande, delegados em exercício e outros em formação, além de investigadores e peritos criminais participaram da inauguração.

“Nosso laboratório conta com programas complexos que dão acesso a transferências bancárias e outras ações que manteremos em sigilo. Descoberto o crime, muda a nossa forma de agir, já que antes dependíamos somente de ordens judiciais e agora temos acesso a dados que atingem a pessoa de forma econômica, social e tecnológica”, afirma o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), Wantuir Jacini.

A política de integração que compõe o Lab-LD (Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro) abrange também a Polícia Federal, Receita Federal, Tribunal de Contas e a Controladoria Geral da União. O investimento, por conta de segurança de acordo com o secretario, não foi divulgado pela Sejusp.

“Delegados, investigadores e peritos já iniciaram a capacitação. É um trabalho que não tem dia nem hora, dura enquanto houver a investigação de um caso e enquanto surgirem novas informações, sendo apenas de acesso aos envolvidos”, finaliza o secretário.

Outras unidades - Este será o 21º laboratório a ser inaugurado no país. Até o mês de abril, outros 14 devem ser implantados e até o final de 2014 será um total de 43 laboratórios espalhados por todas as unidades da Federação. Em algumas unidades, há mais de um laboratório, como é o caso do Distrito Federal, com cinco, e São Paulo, com quatro.

Secretário ressalta importância do laboratório. Foto: Kleber Clajus
Secretário ressalta importância do laboratório. Foto: Kleber Clajus
Delegados prestigiaram inauguração. Foto: Kleber Clajus
Delegados prestigiaram inauguração. Foto: Kleber Clajus
Nos siga no Google Notícias