ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Manual da Prefeitura prevê isolamento de alunos com sintomas de gripe

Fernanda Mathias | 30/05/2016 12:19
Aulas em escola municipal chegaram a ser suspensa semana passada após confirmação de gripe em aluna (Foto: Fernando Antunes)
Aulas em escola municipal chegaram a ser suspensa semana passada após confirmação de gripe em aluna (Foto: Fernando Antunes)

Depois da confirmação de caso de aluna que adoeceu com a gripe causada pelo vírus H1N1, a Prefeitura de Campo Grande divulgou nesta segunda-feira (30), em Diário Oficial, o Manual de Precaução e Prevenção da transmissão do Vírus da Gripe (Influenza), elaborado pela Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Dentre as medidas estabelecidas no manual, as escolas devem reservar uma sala para isolamento do aluno com suspeita de gripe até que os pais o busquem.

Também estão previstas outras medidas de precaução, como a higienização da mãos com sabão e álcool em gel, neste caso “se houver disponibilidade”, além de manter distância de segurança de pelo menos um metro de quem apresentar os sintomas.

O manual enfatiza que a suspensão das aulas não é medida recomendável, por causar comoção e também porque os alunos e funcionários continuarão freqüentando outros ambientes com grande concentração de pessoas, sejam cinemas ou shoppings.

Recentemente a Prefeitura solicitou ao governo estadual suplementação de seis mil doses de vacina contra o H1N1 para imunizar os professores, mas o governo Estado informou que não há estoque. As vacinas na rede pública são voltadas aos chamados grupos prioritários, como crianças de 06 meses até 5 anos, gestantes, idosos e portadores de algumas doenças crônicas, mas muitos não conseguiram a imunização nos postos e até o momento não há uma explicação definitiva sobre a diferença entre o volume recebido pela Prefeitura e a cobertura vacinal. O destino de pelo menos três mil doses ainda não foi justificado.

O último relatório oficial da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgado quarta-feira passada, 25, apontava 25 óbitos pela doença. Depois disso, ocorreram mais mortes suspeitas, mas ainda não há confirmação oficial.

Com a atualização dos dados e registros da gripe, Mato Grosso do Sul já possui 485 casos notificados pela doença, sendo 151 somente em Campo Grande. Ao todo, 367 pacientes tiveram a confirmação.

Confira o Manual

Nos siga no Google Notícias