ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Neste domingo choveu mais da metade do que é esperado para abril

Nadyenka Castro e Mariana Lopes | 07/04/2013 13:54
Bernardina está com a casa cheia de água desde quinta-feira. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Bernardina está com a casa cheia de água desde quinta-feira. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Edite e água suja: chuva e fossa. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Edite e água suja: chuva e fossa. (Foto: Vanderlei Aparecido)

O mês de abril começou chuvoso em Mato Grosso do Sul. É água, e muita água. De acordo com o meteorologista Natalio Abrahão, até às 11 horas deste domingo havia chovido 66,4 milímetros em alguns pontos de Campo Grande, mais da metade esperada para o mês, que era de 104 milímetros. O vento chegou a 45Km/h e a temperatura caiu de 24ºC para 19ºC. No interior, a quantidade de precipitação é alta na região de Jardim, Maracaju e Sidrolândia.

Na Capital, a chuva deste domingo deixou ruas e residências alagadas em vários bairros, entre eles Jardim Tijuca, Zé Pereira e Santa Emília. Neste último, as vias pareciam rios e as casas lagoas. Uma delas a de Edite dos Santos, 25 anos.

No terreno da residência de Edite há duas casas onde moram seis adultos e três crianças. O local foi inundado no sábado e só na manhã deste domingo a jovem decidiu chamar o Corpo de Bombeiros para retirar a água porque a chuva fez também duas fossas transbordar.

Edite conta que sempre que chove forte a água entra no terreno, mas, esta foi a primeira vez que o interior das casas também alagou. Para ela, a situação ficou crítica por causa da pavimentação de algumas vias. A dela não é. “Isso deveria ter melhorado para gente, mas, piorou”, diz.

No caso de Edite, a maior preocupação é em relação às fossas, pois há crianças no local, brincando em meio à água e isso pode causar doenças.

Outra residência inundada no Santa Emília foi a de Bernardina da Costa, 41 anos. O terreno da casa está com água acumulada desde quinta-feira, mas, neste domingo, inundou. “Fazia tempo que não alagava”, fala a dona de casa que mora no bairro há 18 anos e já viu cenas parecidas.

Por causa da quantidade de água, a família de Bernardina fez um caminho com tábuas para sair da residência. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as inundações no Santa Emília acontecem porque as casas foram construídas em nível mais baixo que o asfalto.

Conforme o meteorologista Natalio Abrahão, choveu 66,44 milímetros nas regiões do Sóter e do Jardim dos Estados. Nas proximidades do Aeroporto Internacional de Campo Grande a precipitação foi de 22,8 milímetros.

Enxurrada na Vila Nossa Senhora do Perpétuo Socoro. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Enxurrada na Vila Nossa Senhora do Perpétuo Socoro. (Foto: Vanderlei Aparecido)
ONG ficou ilhada. (Foto: Vanderlei Aparecido)
ONG ficou ilhada. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Nos siga no Google Notícias