ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Obras de drenagem vão acabar com enchentes na área do Sóter

Da Redação | 28/05/2015 20:36
Prefeito Gilmar Olarte conversa com moradores na região das obras (Foto:divulgação)
Prefeito Gilmar Olarte conversa com moradores na região das obras (Foto:divulgação)
Obras de drenagem prometem acabar com problema de enchente na região (Foto: divulgação)
Obras de drenagem prometem acabar com problema de enchente na região (Foto: divulgação)

As obras que vão resolver os problemas das enchentes em áreas próximas ao córrego Sóter já estão 75% concluídas. O prefeito Gilmar Olarte visitou o local na manhã desta quinta-feira (28), acompanhado da uma equipe de engenheiros e do secretário Municipal de Obras Infraestrutura Transporte e Habitação, Valtemir Alves de Brito.

O valor investido na etapa “A” do Complexo Mata do Jacinto, que inclui drenagem, pavimentação de 15 ruas e recapeamento, é de R$ 9,5 milhões que são recursos do programa Pavimentação e Qualificação PAC II, do Governo Federal.

Para drenar as águas pluviais que causam enxurradas e atingem o entorno do Shopping Campo Grande, a Prefeitura está construído um dissipador de energia, que são degraus para diminuir a velocidade da água da chuva e retardar a chegada ao leito do córrego de toda a enxurrada captada numa região, que abrange o bairro e o conjunto habitacional Mata do Jacinto, onde há aproximadamente 4.500 imóveis, entre casas e apartamentos.

Nesta obra estão sendo empregados 100 metros cúbicos de concreto, 8 mil quilos de ferro, usados na fabricação das placas, com a meticulosidade artesanal que envolve a instalação de 1500 metros cúbicos de gabião.Também está planejada a construção de um piscinão no Sóter.

“Estamos fazendo um trabalho completo com asfalto, drenagem, calçada e sinalização para dar mais qualidade de vida e tranquilidade para a população”, afirmou o secretário Valtermir Alves de Brito.

Dona Lucila Santana, aposentada, 80 anos lembra da buraqueira que havia no bairro Bosque da Esperança, região inclusa no complexo de obras Mata do Jacinto. “Aqui era uma buraqueira só, com a chegada das obras a coisa melhorou, todos ficam mais contentes de morar no bairro. Nós estamos felizes com esta obra que vai evitar as enxurradas”, comentou.

Hiroshima

Também parte das obras do complexo da Mata do Jacinto, a drenagem da etapa D possui uma extensão de 15 km, e 177m² de asfalto numa extensão de 26 Km. Atualmente, a empreiteira responsável pelo projeto está trabalhando na implantação de uma galeria celular com 2,2 metros de largura, que começa na rua 15 de Dezembro (no Parque dos Poderes), desce pela rua Panojiotis Jean Kontos, atravessa a avenida Hiroshima e vai até o local onde será feito o piscinão.

Segundo o prefeito Gilmar Olarte, as obras estão sendo aceleradas. “Elas impactam positivamente na vida de todos os moradores do Complexo Mata do Jacinto. A população ganha na qualidade de vida, valorização do imóvel e o ambiente fica mais saudável para os moradores. Com a passagem do período chuvoso, as obras ganham um novo ritmo e vamos concluir e entregar o mais rápido possível para a população”, concluiu.

Nos siga no Google Notícias