ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Para sair da 'lanterna', prefeitura faz mudanças no portal da transparência

Em 2016, o portal da pransparência da prefeitura de Campo Grande ficou em último lugar entre todas as capitais do País

Richelieu de Carlo | 20/02/2017 11:10
Evandro Bandeira, secretário da Controladoria. (Foto: Assessoria/PMCG)
Evandro Bandeira, secretário da Controladoria. (Foto: Assessoria/PMCG)

A prefeitura de Campo Grande pretende lançar até maio deste ano um novo sistema em seu portal da transparência, deixando-o mais ágil e com mais informações. Será colocado em prática um projeto que visa dar mais facilidade ao acesso a dados sobre licitações do município e, com isso, sair do último lugar no ranking da transparência entre as capitais do País do MPF (Ministério Público Federal).

A Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência municipal trabalha com a Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da Informação e Inovação) em mudanças para que a população tenha mais facilidades ao buscar informações e acesso completo a documentos de processos licitatórios, como contratos, valores e prazo estabelecidos entre prefeitura e fornecedores.

“Nosso propósito é que toda informação seja obtida em no máximo três clics, facilitando o acesso às informações, em vez de ficar percorrendo longos caminhos sem ter uma visualização clara daquilo que o cidadão pretende obter”, explica Evandro Bandeira, secretário da Controladoria.

O objetivo, segundo ele, é estabelecer um novo sistema de gestão da coisa pública, em que será possível fiscalizar e auditar os atos da administração municipal.

O Secretário adjunto da Controladoria-Geral do Município, Luciano Silva Martins, complementa que o Portal já está em funcionamento, faltando apenas a disponibilização de algumas informações e melhorias pontuais.

“O Portal já existe. Ele comporta o que se pede na Lei de Acesso à Informação, nos falta apenas que seja aprimorado algumas ferramentas para que aumente o fluxo de informação das demais secretarias para nosso banco de dados”, enfatiza Luciano.

Lanterna – Todos os portais da transparência municipais são avaliados anualmente pelo Ministério Público Federal (MPF), pela Controladoria-Geral da União (CGU) e pela Rede de Controle do Estado de Mato Grosso do Sul para a divulgação do posicionamento de cada ente federativo.

Em 2016, o portal da pransparência da prefeitura de Campo Grande ficou em 27º lugar entre todas as capitais do País, com 4,10 pontos, em índice que vai de 0 a 10.

Clique aqui para acessar o portal de transparência da Prefeitura de Campo Grande, a partir de qualquer aparelho com acesso à internet.

Capa portal da transparência da Prefeitura (Foto: Reprodução / Internet)
Capa portal da transparência da Prefeitura (Foto: Reprodução / Internet)
Nos siga no Google Notícias