ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Pedidos aos bombeiros para vistorias mostram preocupação de empresários

Aliny Mary Dias | 29/06/2014 08:12

Do começo do ano até agora, 1,8 mil estabelecimentos comerciais, prédios e condomínios residenciais de Campo Grande procuraram o Corpo de Bombeiros em busca de vistorias. A média de 300 chamados por mês, só da região Centro e Norte da Capital, chama a atenção e revela o aumento da preocupação preventiva de comerciantes e síndicos.

Responsável pela seção de serviços técnicos da região que compreende o maior número de comércios e prédios da cidade, o major Washington Douglas de Oliveira conta que os números de chamados têm aumentado em razão de casos de repercussão como grandes incêndios.

Em todas as vistorias deste ano, a corporação emitiu 751 notificações, uma média de 125 por mês. Na maioria dos casos, segundo o major, as notificações ocorrem em razão da falta ou validade vencida de extintores, falta de sinalização de emergência e portas corta fogo, em caso de prédios.

A vistoria é fundamental para que os empresários obtenham a certificação e o alvará de funcionamento dos estabelecimentos. Em caso de notificações, os proprietários precisam se adequar às regras e caso haja uma nova notificação podem ser multados.

“Nós temos as vistorias ordinárias, quando os próprios locais nos chamam, temos aquelas que partem de denúncia e as extraordinárias que ocorrem em casos extremos, quando percebemos que a situação precisa de maior atenção”, explica o major.

Para atender toda a demanda, três equipes de militares são responsáveis por visitar os locais e fazer as vistorias. Outra tática usada pelos bombeiros é fazer a vistoria em estabelecimentos vizinhos ao daquele que solicitou a fiscalização.

“Fazemos isso porque muitos se preocupam em fazer a vistoria por prevenção, mas às vezes alguns comerciantes vizinhos não nos procuram e acabam prejudicando. Por isso, nós fazemos essas vistorias em estabelecimentos da região e procuramos abranger a vizinhança”, explica o major.

De todas os requerimentos de vistoria e notificações, o Corpo de Bombeiros emitiu 1.071 mil certificados que garantem a emissão de alvarás de funcionamento. Para mais detalhes sobre vistorias, o número do Corpo de Bombeiros é 3318-4660 ou então o 193.

Nos siga no Google Notícias