ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Piscina em área de comodato vira motivo de briga em família e será destruída pelo dono

Ricardo Campos Jr. | 21/02/2011 13:43

Parentes excluidos do "luxo" reclamam da irregularidade

Morador diz que piscina é única opção de lazer. (Foto: João Garrigó)
Morador diz que piscina é única opção de lazer. (Foto: João Garrigó)

A exploração de uma área de comodato localizada na avenida Guaicurus, perto da saída para São Paulo, virou motivo de briga. O alvo é uma piscina usada como local de lazer particular. Depois de muita pressão, o dono garante que resolveu destruí-la.

O terreno é cedido pela prefeitura por tempo determinado para que as famílias que nele residem utilizem a área em prol do interesse coletivo, como plantio e criação de animais para consumo. Desta forma, não é permitida edificações contrárias a esses objetivos.

O eletricista Antônio Bonifácio Martins, 59 anos, que tem um filho com deficiência, afirma que instalou a piscina porque não tinha condições de encaminhar o garoto para exercícios de fisioterapia constantemente e, para tanto, desembolsou R$ 15 mil com os materiais para construir a piscina. Atualmente, ele divide o terreno com dois irmãos por parte de pai: Marina Martins e Valmir de Albuquerque.

Aos fundos do comodato, perto do córrego que passa no local, existe uma casa atualmente desocupada com uma pequena varanda e churrasqueira, que junto com a piscina forma a área de lazer em questão.

O Campo Grande News esteve no terreno pela manhã. A impressão é que não é utilizado há algum tempo. A piscina estava vazia e suja. Alguns azulejos já haviam sido removidos por Antônio, segundo ele, início da destruição do local. “Vou desmanchar custe o que custar se não eu vou perder a cabeça”, disse o eletricista.

Valmir de Albuquerque confessa que o deficiente nunca chegou a usar a piscina e afirmou ser uma área de lazer apenas para a família. “Todos nós trabalhamos. No fim de semana não tinha nenhuma opção de lazer. Isso era para todos nós e agora será destruído”, disse.

Discórdia - Luiz Martins, filho de Marina, acusa os tios de usarem o lugar para festas particulares, churrascos e até mesmo batizados da igreja a qual os parentes freqüentam e diz que a mãe dele não tem acesso a esses “luxos”.

“Eles contrataram um caseiro para morar ali. Inclusive a ligação de água que eles têm é clandestina”, afirma Luiz.

Irritado, proprietário mostra área que é ocupada por 3 famílias.
Irritado, proprietário mostra área que é ocupada por 3 famílias.

Ele relata ainda que já entrou em contato com a prefeitura que envia fiscais no local e nunca resolveram o problema. Ele diz ter medo que, caso insista, seja pedido pelo órgão a reintegração de posse.

Controvérsias - O eletricista rebate as acusações do sobrinho dizendo que são os parentes que criam os problemas discussão após discussão. Ele diz que muitas vezes, enquanto a família dele e de Valmir estavam fora, Marina e o filho alugaram a área de lazer para almoços de terceiros.

“Eles têm uma rixa. Já denunciaram que roubávamos a água que passava pelo cavalete e até mesmo focos de mosquito da dengue e mato alto. Não conseguiram fazer nada”, disse Antônio.

Irregular - A Prefeitura de Campo Grande cancelou em 2007 todos os contratos de comodato, passando a vigorar o termo de autorização de uso para os moradores que vivem nessas situações. Em várias localidades já está em andamento um processo para retirada das famílias para casas populares e no local haverá projetos de urbanização.

As casas em questão estão com as marcas em vermelho feitas pela Prefeitura para indicar as famílias que já foram cadastradas.

O Campo Grande News entrou em contato com a Semadur (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) sobre o caso. Eles disseram não terem conhecimento de problemas no local.

O chefe da divisão das áreas verdes Orcival Júnior disse que não há como tomar uma decisão sem conhecer o problema e falou que vaio checar a denúncia. “Tem que olhar primeiro”.

Nos siga no Google Notícias